top of page

Dom Gilberto Pastana participa do 5ªCongresso Missionário Nacional de 10 a 15 novembro em Manaus


Fonte: Site do POM.


Começa nesta sexta-feira (10) e vai até o dia 15 de novembro, em Manaus (AM), o 5ª Congresso Missionário Nacional (5CMN), que tem o tema "Ide! Da Igreja local aos confins do mundo". O 5CMN é organizado pela Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pelo Conselho Missionário Nacional, como preparação para o 6º Congresso Americno Missionário (CAM 6), que acontecerá de 19 a 24 de novembro de 2024, em Porto Rico.


Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, presidente do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (CEA), participa do encontro, que se configura o primeiro momento desde que recém assumiu a presidente da CEA.


Na programaçao do sábado, dia 11, dom Gilberto ministrará o tema "Missão, anunciar o Evangelho com alegria até os confins do mundo", na atividade do 5CMN chamada "Catequese com o Bispo", no Setor Dom Luiz Soares Vieira, que acontecerá na Quadra de Santo Eugênio, da Área Missionária Maria Imaculada (AMMI), na Avenida Bartrum, 579, Novo Reino I.


(Foto: Divulgação)

O objetivo do 5º Congresso Missionário Nacional é impulsionar a missão Ad Gentes das Igrejas locais, trilhando um caminho de escuta do Espírito Santo, a fim de uma verdadeira conversão missionária de nossas comunidades eclesiais até os confins do mundo.


No site do evento, a organização define o 5CMN não como um evento, mas como um processo:


O 5º Congresso Missionário Nacional não quer ser um evento, mas um processo que tem o objetivo de impulsionar um novo ardor missionário nas Igrejas locais. Isto se realiza, produzindo reflexão missiológica com um texto base orientador, simpósios, fóruns e congressos regionais.

A escolha da região Amazônica para receber o Congresso tem a intenção de descobrir novos caminhos de atuação missionária a partir da experiência evangelizadora da Igreja na Amazônia. O congresso busca garantir a opção preferencial pelos pobres, como Igreja em saída nas periferias existenciais e geográficas, celebrando a caminhada missionária da Igreja no Brasil.





Comentários


bottom of page