top of page

Dom Gilberto Pastana lança vídeos com pequenas catequeses e motivações para os fiéis sobre a Páscoa



Bispo referencial da Comunicação no Regional Nordeste 5, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Gilberto Pastana mantém pelo segundo ano consecutivo, desde que assumiu a Arquidiocese de São Luís do Maranhão, ações de comunicação voltadas para os fiéis durante as grandes festas litúrgicas da Igreja Católica.


Em 2022, iniciou com o Retiro Popular durante a Quaresma, e neste ano, em preparação para a Páscoa, a proposta foi ampliada com pequenos vídeos voltados para as Redes Sociais e plataforma de vídeos (YouTube). Após a Quaresma, os vídeos ganharam o recurso de acessibilidade - intérpretes de Libras - com o objetivo de tornar a proposta inclusiva para a população surda.


As produções (vídeos) durante o período quaresmal tinham a proposta de servir como um retiro popular, um recurso oportuno na pastoral urbana, tendo em vista o ritmo de trabalho dos cidadãos, e da facilidade de receberem as reflexões e propostas de oração pelo celular. Em formato similar a um podcast, os vídeos valorizavam apenas com a voz de dom Gilberto, com imagens relacionadas ao tema do dia, uma trilha instrumental, e a leitura de um versículo bíblico, retirado de alguma das leituras do dia. O vídeo concluía com uma sugestão de exercício prático, com obras materiais ou obras espirituais relacionadas ao tema do dia.


Já nos vídeos do Tríduo e do Domingo de Páscoa, dom Gilberto aparece nas mini catequeses e motivações, e o cenário passa a ser a Catedral Nossa Senhora da Vitória, Sé, Centro de São Luís.


Ao todo foram 44 vídeos, 40 durante o período da Quaresma e quatro vídeos, em preparação para a Páscoa, com temática do Tríduo Pascal e o Domingo da Ressurreição. Os vídeos possuem minutagem inferior a 2 minutos, pensados estrategicamente para o formato de Shorts, do YouTube, e Reels para as Redes Sociais Instagram e Facebook. Após publicados nas redes sociais, os vídeos são encaminhados, via Whatsapp, para os grupos de amigos, para os seguidores de dom Gilberto, expressões eclesiais e paróquias da Arquidiocese.


Neste ano, a produção dos vídeos do Tríduo Pascal e do Domingo da Ressurreição tiveram o apoio técnico do Instituto Cultural Nossa Senhora de Fátima (ICNSF) e dos intérpretes de Libras do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, Cohatrac. A direção, produção e finalização do material, ficou por conta da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


Pensando cada vez mais em como chegar da melhor forma aos fiéis, dom Gilberto Pastana realizou uma pesquisa de opinião, no final dos vídeos do período quaresmal. Entre as perguntas, o epíscopo quis saber a opinião dos seguidores que o acompanharam e viveram a Quaresma: o que pode ser feito para a próxima edição, a partir da experiência vivida com este formato diferente de retiro?


Com a avaliação da pesquisa, tudo indica que virão novas ações ainda neste ano, tendo como base as respostas e sugestões recolhidas.


Veja aqui as mensagens de dom Gilberto para o Tríduo Pascal:


Vigília Pascal



Sexta-Feira Santa




Quinta-Feira Santa









Kommentare


bottom of page