Dom Gilberto Pastana convida fiéis católicos a participarem da missa de imposição do Pálio (29/10)


(Foto: Divulgação)

Em vídeo, dom Gilberto Pastana convida os fieis católicos a participarem da missa de Imposição do Pálio Arcebispal, que acontecerá no próximo dia 29/10, sábado, às 17h, na Catedral Nossa Senhora da Vitória.


Em 2015, o Papa Francisco fez alterações no modo de realização do rito. Agora, os pálios dos novos arcebispos são entregues no dia da missa da Solenidade de São Pedro e São Paulo, 29/06, e a cerimônia de imposição acontece na cidade local do Arcebispo. Antes, o rito acontecia no Vaticano.


Ao fazer a mudança na forma de entrega, a intenção do Papa foi possibilitar que os fieis da Arquidiocese no qual arcebispo pertence, participem desse momento histórico, onde o representante do Papa fará a imposição do Pálio.


Quem pode participar? Todos os fiéis católicos da Arquidiocese de São Luís do Maranhão ou do Regional NE5 que desejarem participar: movimentos, pastorais, leigos de modo geral, padres, seminaristas, diáconos permanentes e transitórios, acólitos, cerimoniários e coroinhas, ministros da palavra, ministros extraordinários da sagrada comunhão eucarística, Novas Comunidades, religiosos, religiosas e fieis de modo geral.



Local da cerimônia? Catedral Nossa Senhora da Vitória, Praça Dom Pedro II, SN, Centro.


Horário? 17h.


Todos os fieis comportarão na Catedral? Sm, podem e devem. Contudo, como existe um limite de espaço físico dentro da Catedral, haverá um telão do lado externo da Igreja para que a comunidade presente possa participar da cerimônia.


E quem não puder participar? As pessoas que não conseguirem participar presencialmente, poderão acompanhar a transmissão pelas emissoras católicas de televisão, rádio e ainda, pelas redes sociais da Arquidiocese.