Dom Gilberto Pastana celebra 17 anos como epíscopo - "Venha o Teu Reino" (Mt 6, 10a)


(Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)


Nessa sexta-feira, 28/10, dom Gilberto Pastana comemora os 17 anos de ordenação episcopal. Uma data bem significativa, pela memória desse momento importante na história de quem agora é arcebispo e está a 24h do recebimento do Pálio Arcebispal.


Esse é o segundo presente da Providência Divina a dom Gilberto, que em junho desse ano (02), no dia em que se recordava um ano de sua nomeação como Arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto pode celebrar a data diante do Papa Francisco, em sua visita Ad Limina.


Dom Gilberto foi ordenado presbítero em 27 de julho de 1985, em Santarém (PA), e nomeado bispo da Diocese de Imperatriz (MA) pelo Papa Bento XVI, no dia 03 de agosto de 2005, tendo sua ordenação ocorrido no dia 18 de outubro do mesmo ano, com lema episcopal “Venha o teu Reino” (Mt 6,10a).



Em 17 de julho de 2016, dom Pastana foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo coadjutor da diocese de Crato (CE), Regional NE1, e em 28 de dezembro de 2016, bispo diocesano de Crato.


Sua nomeação como arcebispo de São Luís do Maranhão se deu no dia 2 de junho de 2021, tendo a missa de apresentação acontecido no dia 18 de julho do mesmo ano.


Amanhã, dia 29 de outubro de 2022, dom Gilberto Pastana receberá das mãos de dom Giambattista Diquattro, Núncio Apostólico do Brasil - representante do Papa Francisco - o Pálio Arcebispal, dado aos arcebispos como sinal de fidelidade a Igreja e ao Papa.



Parabéns, dom Gilberto Pastana, pelos 17 anos de ordenação episcopal!


Imposição do Pálio Arcebispal (29/10\/2022)


Todo católico da Arquidiocese de São luís do Maranhão poderá acompanhar nesse sábado (29) a missa de imposição do pálio arcebispal a dom Gilberto Pastana.


No local, haverá telão no lado externo da Igreja da Sé, e na impossibilidade de acompanhar presencialmente, a Arquidiocese transmitirá a celebração através de todos os veículos de comunicação e redes sociais.


Para os veículos de comunicação, haverá um pronunciamento do Núncio Apostólico, às 16h20, e em seguida, entrevista com padre Clemilton de Moraes, que será o Porta-voz da Arquidiocese.


Tanto a coletiva/pronunciamento quanto a missa de imposição do pálio serão transtimidas pelas redes sociais e canal do YouTube oficiais. Siga o canal e ative os sinos das publicações para receber as notificações.


Para acompanhar a coletiva/pronunciamento CLIQUE AQUI


Para acompanhar a celebração de imposição do Pálio Arcebispal CLIQUE AQUI