top of page

Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, divulga vídeo com mensagem de Natal à família arquidiocesana



Foi divulgado nesta sexta-feira, 22 de dezembro, o vídeo com a mensagem de Natal de dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão, direcionada à família Arquidiocesana e a todos os católicos. O vídeo acessível - com LIbras - possui 2 minutos de duração e contou com a participação do Coral Laudamus Chorus, da Arquidiocese de São Luís do Maranhão., que executou a tradicional música natalina Adeste Fidelis.


A produção, executada ao longo de 20 dias, foi gravada em três momentos e contou com o apoio ainda da Secretaria de Segurança Municipal e Cidadania da Prefeitura, que fez o apoio da segurança na noite de gravação do vídeo e do Museu de Arte Sacra do Maranhão, com presépio e acesso aos espaços no dia da gravação.


No primeiro dia de set de gravação, participaram os colaboradores da Cúria Metropolitana de São Luís, dia em que foi gravada a mensagem do arcebispo, dom Gilberto Pastana. O segundo momento, contou com a captação do áudio do coral, feita pela equipe da PH Sonorizações, especializada neste tipo de captação, que atua com grupos como o Coral São João.


O último set foi a gravação do Coral, feito na escadaria do Palácio Arquiepiscopal, reformado em setembro deste ano, onde 73 vozes foram reunidas para gravação feita na noite do dia 4 de dezembro. A gravação demandou 2h de duração, entre passagens e alinhamentos. Como resultado, dom Gilberto Pastana concede sua mensagem e benção a toda a família da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e a todos os homens e mulheres de boa vontade.




Uma produção de várias vozes e mãos


Desde o ano de 2022, a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão tem realizado produções que inspirem mais do que uma formalidade de "cumprimentos natalinos", mas que levem esperança evangélica aos corações. Para isso, tem explorado gravações externas em lugares significativos para o ludovicense, lugares que através da beleza conduzem a contemplação de Deus.


Em 2022, o vídeo foi produzido para a virada do ano e o cenário utilizado foi o Mirante da Cidade, inaugurado em setembro do ano passado. O Mirante oferece uma vista 360º de diversos pontos da cidade e é possível contemplar o pôr do sol e as principais Igrejas do Centro, incluindo a belíssima torre da Catedral de São Luís. Nesse ano, a produção do vídeo foi uma parceria com a empresa Artesania.



Já em 2023, o vídeo foi direcionado ao período natalino, uma vez que o presépio completa 800 anos de criação. A escolha pela fachada do Palácio Arquiepiscopal, que coincidentemente também foi inaugurado em setembro deste ano, está relacionada à presença da Igreja no meio do povo, uma vez que o prédio está no Centro Histórico de São Luís e sua bonita escadaria é um convite "para todos os fiéis", para a população, para que ao ouvirem as vozes do Coral Laudamus Chorus venham adorar Aquele que, no Natal, nasce nos corações.

"Dom Gilberto é o nosso pastor, logo, pensar na mensagem dele para este período, é perceber que ao falar, em sua mensagem mora mais do que uma formalidade de final de ano, mas ali está a Voz do Cristo que bate na porta do corações dos homens pedindo para nascer. Um vídeo neste período funciona como a chave que abre os corações para a mensagem de Cristo", explica Virgínia Diniz, assessora de comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Virgínia explica que por isso, neste ano, pensou-se em um vídeo que tivesse a presença do Coral Corpus Christi, uma vez que o período natalino remete a cantatas e à presença marcante dos corais pela cidade.


O Coral Corpus Christi foi criado por ocasião da Solenidade do Corpo e Sangue de Christi, em 2023 e tem a regência dos maestros Diógenes Araújo e Lucas Raphael. Recentemente, o coral oficializou o nome como Laudamus Chorus. Peça especial do vídeo de Natal 2023 da Arquidiocese, o coral é formado por vozes de outros corais: Coral Sant'Ana, da paróquia do Angelim, Coral Sagrado Coração de Jesus, paróquia do Bequimão e Coral Kayrós, da paróquia São Cristovão. Dele foram as vozes que convidam os fiéis da Igreja particular de São Luís do Maranhão para viverem um Natal onde "Jesus é o centro", conforme a mensagem do arcebispo, dom Gilberto Pastana.


Com roteiro e produção da Assessoria de Comunicação (Ascom) da Arquidiocese, o vídeo contou com a colaboração de muitas mãos para a execução. A parceria com o programa Clay Viana 100% Católico seguiu, o que já tem acontecido em outras produções da Arquidiocese.


A direção do vídeo e acompanhamento da edição final, incluindo o animático, ficou com Carlos Benalves, radialista e professor da UFMA. A produção contou com acessibilidade em Libras, que foi realizada pelo intérprete Jhonatas Lins, com gravação e edição de Larissa Pinheiro, ambos do grupo Mãos que Evangelizam, da paróquia e santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac.


No registro do making of , participaram Antônio Mota Neto, fotógrafo da Ascom ArquiSlz, Ednaldo Soares, da paróquia Nossa Senhora do Rosário, bairro João de Deus e Kelvin Ferraz, do Laudamus Chorus. E por fim, o trabalho de finalização ficou com o jornalista e seminarista Alan Santos.



bottom of page