top of page

Dom Gilberto na comemoração de 42 anos de missão das Paulinas no MA

Dom Gilberto Pastana esteve na comemoração de 90 anos de missão das Paulinas no Brasil e 42 de missão em terras maranhenses.


Ocorreu uma missa de ação de graças pelo carisma das Paulinas presidida pelo arcebispo metropolitano.


Viva a Igreja missionária!


Missão das Paulinas


O ano de 2015 marcou uma comemoração especial: o Centenário de Paulinas no mundo. Certamente, você já se deparou muitas vezes com a logomarca Paulinas e se perguntou: “Quem estará por trás deste símbolo?” São milhares de mulheres consagradas para o anúncio do Evangelho com as novas formas e meios de comunicação. O nome “Paulinas”, ou Filhas de São Paulo, nome oficial, vem do Apóstolo Paulo, inspirador de sua vida e missão.


A Congregação Pia Sociedade Filhas de São Paulo - Irmãs Paulinas - foi fundada em 15 de junho de 1915, em Alba, na Itália, pelo Bem-Aventurado padre Tiago Alberione, com a colaboração de irmã Tecla Merlo. Pensava o fundador: “Se as pessoas, hoje, não vêm mais às igrejas, a Igreja deve ir até as pessoas, nos modos de que a cultura e a sociedade dispõem e que apreciam”; e hoje esses modos são a TV, o rádio, o jornal, a revista, o livro, a música, o filme, o computador, a internet, as redes sociais... Essa foi a grande intuição e ação de Pe. Alberione e continua sendo a ação profética de cada irmã Paulina e cada leigo colaborador da Igreja.


Com as orientações de Pe. Alberione e de Ir. Tecla, as Paulinas lançaram-se para novos horizontes no mundo da evangelização com a imprensa. Em 1926, começa o êxodo de Alba para Roma e para outras numerosas cidades italianas, para abrir livrarias e difundir livros, entregando-os em domicílio. Em 1931, sulcam o oceano rumo ao Brasil, à Argentina, aos Estados Unidos. O Brasil foi o primeiro país, fora da Itália, a receber as Paulinas, em 21 de outubro de 1931, e, gradualmente, elas tornaram-se referência na difusão de conhecimentos e valores não só cristãos, mas também humanistas, visando, sobretudo, à evangelização e à promoção humana. Atualmente, as Paulinas estão presentes em 50 países, nos 5 continentes.


A trajetória de Paulinas é marcada pelos grandes desafios da modernidade, enfrentados nas sucessivas mudanças: da composição manual à editoração eletrônica, do vinil ao CD, do telefone à internet, dos pontos de venda às livrarias virtuais, de conquista em conquista, de avanço em avanço, mas sempre com o objetivo de viver e comunicar às pessoas a mensagem de vida, de justiça, de liberdade, de fraternidade que nos comunicou Jesus. A Editora foi o primeiro dos segmentos que integraram a ampla missão da instituição no Brasil. Possui um catálogo com cerca de 2.500 títulos de livros, sendo reconhecida tanto nos meios eclesial e acadêmico quanto na sociedade. Consolida a marca entre as maiores editoras católicas do país, publicando obras nas áreas de psicologia educacional e familiar, autoajuda, sociologia, filosofia e teologia, além de documentos da Igreja, biografias, estudos acadêmicos e literatura infantil e juvenil.


As Paulinas destacam-se também por sua produção fonográfica, por meio da gravadora Paulinas-COMEP, com mais de 50 anos de missão; pela Paulinas-Multimídia, por meio da qual publicam, em DVDs, a vida de santos, shows, documentários e histórias infantis e juvenis; pela publicação de veículos impressos, com as revistas Família Cristã - a publicação mensal mais antiga em circulação no país -, Diálogo - destinada aos professores e educadores - e Super+ - voltada para o público infantil; pelo SAB (Serviço de Animação Bíblica) e pelo SEPAC (Serviço à Pastoral da Comunicação), por meio dos quais, há mais de 30 anos, contribuem com o estudo, o aprofundamento e a difusão de conteúdos bíblicos e da comunicação, formando e habilitando profissionais e agentes de pastoral nessas áreas; e por seus programas de rádio, de conteúdo variado, veiculados por inúmeras emissoras. Além disso, as Paulinas destacam-se por sua rede de livrarias, com 32 pontos nas principais capitais do país.


(Fonte: site oficial das Paulinas)


bottom of page