top of page

Diocese de Caxias do Maranhão nomeia uma mulher para a função de Chanceler


(Jéssica Nunes assumindo como Chanceler da Diocese de Caxias do Maranhão | Foto: Pascom Caxias do Maranhão)

No último dia 9 de outubro, dom Sebastião Duarte, bispo da Diocese de Caxias do Maranhão, deu posse a Jéssica Nunes como Chanceler da diocese, em cerimônia que aconteceu no Palácio Episcopal de Caxias, com presença do padres Ribamar Cavalcante e Monsenhor Rios Santos, ex-Chanceler da Cúria e Vigário da Diocese de Caxias do Maranhão, respectivamente.


Advogada e pós-graduada em Direito Canônico, há sete anos secretária adjunta da Cúria e Notorária da Câmara Eclesiástica, Jéssica Nunes traz em sua formação também o título de Técnica em Enfermagem. O fato histórico se deve ao fato de ser a primeira vez que a função de Chanceler é assumida por uma uma mulher no Regional Nordeste 5. Contudo, descrita no Código de Direito Canônico nos números 482-491, apesar de pouco comum, a função de Chanceler também pode ser assumida por leigos.


A cerimônia de posse contou com a presença de leigos, padres, funcionários da Cúria, seminaristas e familiares.


Função de um Chanceler


A função do Chanceler é fazer com que os documentos da Cúria sejam redigidos e despachados, bem como devidamente arquivados.


Cabe ainda ao Chanceler o ato de preparar Nomeações, Provisões, Decretos, Atos, Documentos de Ordenações, Documentos Sacerdotais, e despachar os atos do Arcebispo. Ainda, nos atos da Chancelaria, com efeito jurídico, emanados e assinados pelo Arcebispo, o Chanceler certifica assinando conjuntamente.


​A Chancelaria também é responsável por recolher dados estatísticos das Paróquias, Instituições e Organismos da igreja presente na Arquidiocese e transmiti-los à Santa Sé para compor a Estatística anual da Igreja Católica no mundo, entre outras atribuições.






bottom of page