top of page

Dias 19 e 20 de dezembro: Comissão especial da CNBB visita índios Ka'apor no Maranhão



A Comissão Especial para a Ecologia Integral e Mineração (CEEM) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizará nos dias 19 e 20 de dezembro a terra indígena Alto Turiaçu, localizada na Amazônia Maranhense. Após a realização da visita, no dia 21, quinta-feira, acontecerá uma Coletiva de Imprensa, às 8h30, no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), rua do Rancho, 110, em São Luís (MA).


Em artigo para o site da CNBB, a comissão informou que a visita é uma oportunidade de dialogar com as "Pastorais Sociais do regional Nordeste 5 da CNBB, Rede Eclesial Pan-Amazônica no Maranhão (REPAM-Maranhão), Movimentos Populares e Organizações de Direitos Humanos".


São parceiros da ação a Rede Igrejas e Mineração, o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Grupo de Estudo sobre Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA) da UFMA, com outras organizações parceiras, em comunhão com a diocese de Zé Doca (MA).


A CEEM anunciou em texto no site da CNBB que o objetivo da visita é ouvir as reivindicações e denúncias dos povos originários da região, além de dar voz às denúncias, potencializando assim a visibilidade das lutas e assim, oferecer apoio:


“A violência do poder econômico e a cobiça míope dos interesses particulares que lutam contra o direito à vida e o futuro de um povo não são novidade, infelizmente”, reflete dom Marchesi.


(O bispo de Floresta e membro da Comissão para a Ecologia Integral da CNBB, dom Gabriel Marchesi, em visita aos indígenas)



bottom of page