top of page

Dia 7 de setembro e a memória dos 36 anos da Páscoa definitiva de frei Antônuo Sinibaldi OFM Conv



Em um dia como este, há 36 anos, partia para a Pátria definitiva Frei Antônio Sinibaldi, missionário italiano da Ordem dos Frades Menores (OFM) Conventuais (Conv), integrante do grupo de padres que trouxe os Conventuais para o Maranhão.


Desde o ano de 2014, frei Sinibaldi é Servo de Deus, honra que recebeu após Missa de aceite do processo por sua beatificação, iniciado no arcebispado de dom José Belisário OFM.


Para fazer memória dos 36 anos de sua Páscoa Definitiva, na Igreja matriz da paróquia São Francisco de Assis, às 19h, haverá uma Missa organizada pelo grupo de amigos e devotos de frei Antônio Sinibaldi. Na ocasião, será feito o lançamento do Perfil no Instagram do Frei Antônio Sinibaldi, criado com o objetivo de manter viva a memória deste que foi considerado apóstolo da caridade.



Frei Antônio Sinibaldi OFM Conv., deixou como legado as Obras Sociais, espaço de atividades educativas e culturais que levam o seu nome e atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social, no bairro São Francisco.


Além disso, foi o fundador do movimento Ninho, que tinha como objetivo cuidar de mulheres e dos filhos das mulheres que sofriam com as consequências da vida na prostituição.


Frei Sinibaldi foi o fundador da paróquia São Francisco de Assis e um homem de legado excepcional com os jovens, sendo ele o articulador dos encontros de jovens com Cristo em São Luís, na época.


(Servo de Deus Frei Antônio Sinibaldi OFM Conv | Foto: Arquivo)

Linha do tempo da trajetória no Maranhão do Frei Antonio Sinibaldi


1995 – Com 18 anos ingressou na Ordem dos Frades Menores Conventuais, no seminário de Fossanova.


1962 – Em 17 de março é ordenado sacerdote da Santa Mãe Igreja, na cidade de Roma. Durante sua permanência na Itália, exerceu com zelo muitas atividades pastorais. Dentre elas foi-lhe confiada a responsabilidade do Orfanato Nossa Senhora das Graças, na cidade de Zagarolo.


1967 – Em julho, no Capítulo da Província Romana, decide-se a abertura da Missão no Maranhão – Brasil.


1968 – Em 25 de outubro Frei Antonio Sinibaldi parte da Itália, sua terra natal, rumo ao Brasil, juntamente com seus companheiros missionários. Eram eles: Frei Mario Paloni, Frei Luís D’Andrea e o irmão, Frei Eduardo Rori.


1968 – Em 12 de novembro chega ao Brasil e dá início à missão em terras maranhenses, mais propriamente na Diocese de Viana. No começo da missão fixou-se na cidade de Bom Jardim (interior do Maranhão).


1971 – Após dois anos à frente dos trabalhos pastorais no interior do Maranhão, é transferido para São Luís, onde se instala em uma humilde casa no Bairro do São Francisco. Ali, passaria o resto de seus dias como fundador e Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis.


1987 – 7 setembro. O barco que conduzia Frei Antonio e 17 jovens da Paróquia para a Ilha do medo, baía de São Marcos, próximo ao Porto do Itaqui em São Luís (MA), naufragou de repente. Graças à coragem de Frei Antonio, que os retirou, os 17 jovens foram salvos.


2014 – É feito o pedido de beatificação do Frei.





Comments


bottom of page