top of page

Diáconos permanentes do Maranhão realizam assembleia regional na cidade de Zé Doca


(Diáconos permanentes em Assembleia | Foto: CDR NE5)

Aconteceu no último final de semana, 21 a 23 de julho, no Centro de Formação Diocesano, na cidade sede da Diocese de Zé Doca, a 24ª Assembleia Regional dos Diáconos e Esposas do Regional Nordeste V, da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB). Durante a assembleia, foi criado a Comissão Regional das esposas dos Diáconos do Regional NE5 e definido o local da próxima assembleia regional, que deverá acontecer de 19 a 21 de Julho de 2024, na Diocese de Caxias do Maranhão, ocasião em que será comemorado o jubileu de 25 anos de assembleias regionais.


Sobre a 24ª Assembleia dos Diáconos e Esposas do Regional NE5


Com o tema " A vocação e suas dimensões", a assembleia contou com as presenças de dom João Kot, Bispo da Diocese de Zé Doca, dom Sebastião Bandeira, Bispo da Diocese de Coroatá e Referencial para os ministérios ordenados e vida consagrada , do Regional NE5, do padre Benedito, diretor espiritual dos diáconos da diocese de Pinheiro e ainda, os diáconos e suas respectivas esposas das dioceses de Bacabal, Carolina, Caxias do Maranhão, Coroatá, Pinheiro, Arquidiocese de São Luís do Maranhão, Viana e Zé Doca.



Durante o encontro, foram abordados os temas: "Batismo fonte de todas as vocações", "a vocação familiar", e a "vocação diaconal". E no encontro das esposas, foram tratadas as dimensões: "A vocação da esposa do Diácono e suas dimensões" , "os três altares da família", e "o privilégio de ser mulher".


A assembleia teve como assessores os próprios Diáconos e Esposas da Comissão Regional NE V e do Bispo referencial, dom Sebastião Bandeira.


Primeira Comissão Regional de Esposas dos Diáconos do Regional NE5


Durante a assembleia, foi instituída a primeira Comissão Regional de Esposas dos Diáconos do Regional Nordeste V, que tem a seguinte composição, com funções e mandatos equivalentes aos respectivos esposos, membros da CRD NE V:


Presidente: Adriana Castro

Vice-presidente: Ana Izabel

Secretária: Romeriana Tavares

Tesoureira: Osmarina Cunha

Segunda tesoureira: Vanilda


Veja o relato do diácono George Castro, representante dos diáconos no Regional NE5


"A XXIV Assembleia Regional dos Diáconos e Esposas do RNE V, foi um momento sublime de reencontro, fraternidade e reavivamento do ministério diaconal em nosso regional.


Com base no tema do Ano vocacional "Vocação, graça e missão" e no lema "Corações ardentes, pés a caminho", trabalhamos em nosso encontro, "A Vocação e as suas dimensões", dando ênfase ao sacramento do batismo como fonte de todas as vocações, a Vocação familiar, a Vocação Diaconal, a Vocação da esposa do Diácono, os três altares da família e o privilégio de ser mulher, estes três últimos, foram abordados no encontro das esposas de Diáconos que ocorreu concomitante à assembleia regional.


O principal objetivo desta assembleia foi refletir e fortalecer a vocação familiar do Diácono, que é a base do seu ministério, e valorizar o papel e o lugar da esposa do Diácono, como participe da missão e ministério do seu esposo. Foi um momento de grande alegria espiritual,de encontro consigo, com a família e com Deus. "


Diácono George Castro

Presidente da CRD NE V.

Comentários


bottom of page