Definida data e local do lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 na Arquidiocese

O lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 (CF2023), que traz como tema Fraternidade e Fome, será no próximo dia 25 de fevereiro, no Multicenter SEBRAE, bairro Cohafuma, às 17h, com missa presidida por dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão. Ao participar, o fiel deve levar 1kg de alimento não perecível.

A missa será transmitida pelo Canal do YouTube da Arquidiocese, e pelos meios de comunicação católicos: Rádio Educadora 560Khz e TV Nazaré, canal 43.1.

Com inspiração bíblica na passagem do Evangelho de São Mateus, "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16), a CF2023 propõe aos católicos o exercício de durante a Quaresma, conjugar às praticas espirituais, ações concretas de ajuda àqueles que sofrem com a fome.

O lançamento da Campanha da Fraternidade acontece no início da Quaresma, contudo, cada Diocese pode escolher um melhor dia durante o início do tempo litúrgico para realizar o lançamento da Campanha em nível local. Em São Luís, será no sábado após a Quarta-feira de Cinzas.

Antecedendo o dia do lançamento, a CNBB realiza em todo Brasil um cronograma de ações que vão da formação de Assessores que farão as Oficinas sobre a CF2023 nas paróquias, até as próprias oficinas da Campanha da Fraternidade nas comunidades eclesiais missionárias.

Com a Campanha, os católico têm o compromisso de seguir com ações concretas sobre o tema em suas vidas, família e na sociedade, mesmo após o tempo quaresmal.

Uma vez definido o dia, hora e local da Campanha da Fraternidade 2023 na Arquidiocese, os fieis podem se organizar para participar desse momento tão importante para a Igreja do Brasil. Não apenas no dia do lançamento, mas, também, participando das Oficinas em suas Paróquias.

Camisa, vídeos, oficinas e ações na CF2023

Para promover a Campanha da Fraternidade em nível local, a Equipe de Campanhas da Arquidiocese tem desenvolvido um trabalho didático e sistemático que começou com o processo de escolha dos assessores (que foram indicados pelos párocos das paróquias que formam a Arquidiocese), produção dos subsídios de modo criterioso, além de treinamento, acompanhamento, e avaliaçãodo acompanhamento do material aplicado pelos assessores, a medida que têm sido agendadas e aplicadas as oficinas nas Paróquias.

A assessoria de comunicação desenvolveu ainda uma camisa de divulgação da Campanha da Fraternidade 2023, que já se encontra a venda através do WhatsApp do Secretariado da Ação Evangelizadora Missionária (98 98336 0001).

Outro subsídio desenvolvido para auxiliar no repasse e melhor estudo, e prática sobre a CF2023, será a produção de vídeos com conteúdos complementares. O primeiro já está disponível para os assessores e será exibido de forma exclusiva para os que participarem das Oficinas. Trata-se da explicação da passagem bíblica que ilumina o tema da CF2023 "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16). O vídeo com um pouco mais de 25 minutos, explica os elementos presentes na passagem, e é apresentado pelo padre Flávio Colins, professor no Iesma, Reitor do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, e mestre em Sagradas Escrituras).

(Padre Flávio Colins durante gravação de vídeo para CF2023 | Foto: Pascom Santuário Nossa Senhora de Nazaré)

Para participar das oficinas, basta entrar em contato com a Secretaria de sua paróquia e verificar a data e hora que acontecerá.

Verifique aqui os lugares com oficinas confirmadas:

O que? Lançamento da Campanha da Fraternidade 2023.

Data? 25 de fevereiro de 2023.

Local? Multicenter SEBRAE, Cohafuma.

Horário? Concentração às 15h, missa às 17h.

Levar 1kg de alimento não perecível para doação durante a Campanha da Fraternidade.