top of page

Curso de Atualização para Sacerdotes (CAS) 2023 teve participação de padre da Arquidiocese


(Padre Roney Carvalho e turma CAS 2023 | Foto: Arquivo pessoal)

Encerrou nesta sexta-feira (21), em Rio Comprido (RJ), a edição 2023 do Curso de Atualização para sacerdotes (CAS), momento de formação anual promovido pela Associação Presbíteros, que reúne padres do Brasil inteiro e neste ano, teve como um dos participantes padre Roney Carvalho, cura da Catedral de São Luís (MA).


"O curso foi muito bom, pela convivência, a programação muito intensa de orações, Missas, Adoração, palestras e momentos de partilhas entre os sacerdotes, onde cada um fala sobre suas experiências", pontuou padre Roney.


(Padre Roney Carvalho)

O tema abordado neste ano foi "O acompanhamento espiritual: o sacerdote como formador", onde se buscou trabalhar a questão da direção espiritual e os desafios atuais. Estiveram no curso como formadores: padre Francisco Javier Insa Gómez, padre José Eduardo de Oliveira e Silva, padre Manoel dos Santos e padre Laurent Touze.



Sobre os conferencistas


(Padre Francisco Javier Insa Gómez)

Professor de Teologia Moral e Espiritual e Secretário do Centro de Formação Sacerdotal da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma




(Padre Manoel dos Santos )

Doutor em Teologia Dogmática (Universidade de Navarra, Espanha)


(Padre Laurent Touze)

Doutor em Teologia (Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma) Professor de Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade da Santa Cruz

(Padre José Eduardo de Oliveira e Silva)

Doutor em Teologia Moral (Pontifícia Universidade da Santa Cruz, Roma)



Sobre a metodologia e os temas abordados


A partir do tema central, foram organizadas nove conferencias, ministradas pelos formadores convidados deste ano. Além das conferências, aconteeram duas mesas redondas, com objetivo de promover a troca de experiências entre os participantes. Também foi promovido entre os padres um momento de visita ao Cristo Redentor, onde aconteceu a Benção com o Santíssimo Sacramento.


Quanto aos temas abordados, foram divididos entre os padres da seguinte forma:


Padre Francisco Insa - Conhecimento das pessoas (critérios de maturidade, temperamento, virtudes e vícios) - Formar na liberdade: educação dos filhos - Temas atuais no acompanhamento espiritual I (ideologia de gênero, poliamor, homossexualismo)


Padre Laurent Touze - O bom Diretor espiritual - A prática do acompanhamento espiritual - Temas atuais no acompanhamento espiritual II (relativismo, cultura de cancelamento, uso dos celulares, emotivismo)


Padre José Eduardo de Oliveira e Silva - Fatores culturais da formação espiritual (consciência e cultura, livros, internet) - Filiação divina e unidade de vid


Padre Manoel dos Santos - O acompanhamento espiritual nas diversas etapas da vida - Aspectos peculiares do acompanhamento espiritual de leigos, seminaristas e sacerdotes



Commentaires


bottom of page