Criada nova Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição em Primeira Cruz

(Dom Gilberto Pastana em na missa de apresentação criação da quase nova paróquia | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Em missa realizada na quadra esportiva municipal em Primeira Cruz, nessa terça-feira (7), padre Irailson Barbosa e diácono Domingos Santos Almeida assumem a recém criada quase Paróquia Nossa Senhora da Conceição. A celebração foi presidiada por dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão, e reuniu paroquianos das 28 comunidades que formam a área pastoral, além de fieis de São José de Ribamar que vieram se despedir de padre Irailson.

Concelebraram com dom Gilberto, além de padre Irailson, padres da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e da Diocese de Caxias do Maranhão.

A pouco mais de 236km da Capital, e com15 mil habitantes, divididos em regiões chamadas zona de praia, zona rural e a sede do município. A cidade de Primeira Cruz recebe esse nome por ter sido o primeiro lugar no Maranhão que recebeu a Cruz do Evangelho, em 1612, com os frades Capuchinhos. O lugar era o único município do Maranhão que ainda não possuía uma Paróquia.

Com a criação da área paroquial, a expectativa agora é que dentro em breve a Paróquia possa ser oficializada. Até lá, padre Irailson e o diácono Domingos, têm muito trabalho a realizar nessa região de povo acolhedor.

(Diácono Domingos e padre Irailson na posse canônica da quase paróquia Nossa Senhora da Conceição)

A celebração teve como marca vários elementos da cultura local inseridos na liturgia, que foi celebrada de modo solene pelos primeira-cruzenses. Na procissão de entrada, um barco veio sendo carregado por representantes de cada uma das 28 comunidades da quase paróquia, e dentro do barco, uma criança com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, a padroeira. No ofertório, os fieis entraram trazendo produtos produzidos na região, e cantaram para dom Gilberto uma toada de bumba-meu-boi, do batalhão de Mimo de Primeira Cruz

O Prefeito da cidade, Ronilson Araújo Silva, se fez presente na missa com os secretários de seu governo, e com vereadores de Primeira Cruz. Em sua fala, acolheu o novo pároco e o diácono Domingos, e lembrou outros presbíteros que passaram pela região, fazendo menção a padre Xavier, hoje dom Xavier Guilles, padre que batizou o Prefeito.

Ronilson Silva trouxe ainda em seu discurso alguns momentos marcantes para a cidade: a chegada do Evangelho, a criação de Santo Amaro, a criação de Primeira Cruz, e a agora, a criação da nova área pastoral.

Antes de encerrar a celebração, padre Irailson fez seu agradecimento à sua família, aos padres de São José de Ribamar, Santuário do qual padre Irailson fazia parte, até assumir Primeira Cruz. E resumiu sua fala nas palavras: abrigo, aprendizado e gratidão. Abrigo que terá com Nossa Senhora Imaculada Conceição, aprendizado pela nova missão, e pela troca de experiências com a comunidade.

Padre Irailson agradeceu ainda os diáconos Raimundo Ramos e diácono Luís, que já auxiliam a comunidade, mas, de modo especial, acolheu diácono Domingos, que foi enviado para essa nova missão com ele.

Quanto ao arcebispo, dom Gilberto, elogiou a comunidade e a organização da liturgia. E desejou em breve retornar com a ereção canônica da Paróquia.

"Que não fiquem apenas na paróquia, mas que se integrem na Forania", pediu dom Gilberto, concluindo ao chamar a comunidade para rezar a Oração da Família Paroquial.

Quem é o padre Irailson Barbosa - administrador da Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição?

Padre Irailson Dias Barbosa é natural de Palmeiras, Icatu, Maranhão, nasceu no dia 28 de outubro de 1976, é filho de Raimundo Nonato Santos Ferreira e Daci Dias Barbosa, e possui seis irmãos: Iraci Barbosa, Maria da Graça Barbosa, Raimundo Barbosa, Hildelene Barbosa, José Ribamar Barbosa, Hilda Barbosa, Leandro Barbosa, Iraelma Barbosa, Irailson Barbosa e João Paulo Barbosa.

Recebeu a filiação divina no ano de 1977, no Santuário Arquidiocesano São José de Ribamar, e no ano de 1999 recebeu pela primeira vez o Corpo Eucarístico de Jesus, na cidade Palmeiras. No ano de 2003, confirmou o seu batismo na igreja matriz de São Francisco de Assis, em Belém (PA).

Foi ordenado diácono no dia 11 de fevereiro de 2012, ano do quatrocentenário da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, na Igreja matriz da Paróquia São José e São Pantaleão, Centro de São Luís. No dia 22 de novembro do mesmo ano, foi ordenado presbítero em celebração ocorrida em sua cidade natal, Icatu.

Em sua vida civil, padre Irailson chegou a exercer o ofício da pesca junto com o pai, seu Raimundo Nonato. Agora, com o sacramento da ordem, exerce a função de pescador de homens.

Acompanhe a nova área pastoral Nossa Senhora da Conceição, em Primeira Cruz nas redes sociais.

Instagram: @com_nsdaconceicao