top of page

Corpus Christi: Coletiva de imprensa lança identidade visual de Corpus Christi 2023



Na próxima sexta-feira (14), às 10h, no Auditório Dom Geraldo Dantas, Cúria Metropolitana, Centro, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão realiza coletiva de imprensa sobre o lançamento oficial da arte de Corpus Christi 2023, Solenidade que acontecerá no próximo dia 8 de junho, e mobilizará os 15 municípios que formam a Arquidiocese, com realização de Tríduo Eucarístico em preparação para a solenidade, de 5 a 7 de junho. O tema escolhido para este ano é inspirado na Campanha da Fraternidade 2023, “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), e no dia do evento haverá coleta de 1kg de alimento não perecível, cuja a arrecadação será doada à paróquias com sede em áreas de vulnerabilidade social.


Ano passado, a festa dedicada ao Corpo e Sangue de Jesus na Eucaristia, reuniu mais de 8.500 pessoas no Estádio Municipal Nhozinho Santos. Em 2023, a expectativa é levar 12 mil fiéis às ruas de São Luís para manifestação pública de fé sobre a certeza meridional e central para os católicos, que Cristo está vivo e presente na Eucaristia.



Para falar sobre a Solenidade e responder os jornalistas, comporá a mesa da Coletiva de Imprensa dom Gilberto Pastana de Oliveira, arcebispo de São Luís do Maranhão, padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária que está à frente do projeto Corpus Christi 2023 e padre Raimundo Trindade, coordenador da Comunicação da Solenidade de Corpus Christi.



Singularidade de Corpus Christi na Arquidiocese de São Luís do Maranhão


Capital rica pela cultura e religiosidade, onde o tradicional e o popular se unem com manifestações de fé do povo católico, São Luís agrega ainda uma singularidade. Diferente dos demais lugares do País, onde as ruas são ornadas por tradicionais tapetes feitos com flores, serragem, pó de café e diversos materiais utilizados para dar vida a temas relacionados à Eucaristia e à Igreja de um modo geral, São Luís se destaca por ser um dos lugares onde a Solenidade de Corpus Christi transforma-se em uma única e grande celebração.


Fenômenos assim, de grandes encontros celebrados em torno de festas litúrgicas centrais da Igreja Católica, ocorre também em outros lugares do Brasil, o que coloca São Luís na rota de cidades propícias para peregrinação. Em Teresina (PI), por exemplo, a arquidiocese celebra a Páscoa com o “Ressuscita com Cristo”, que reúne em uma única celebração todos os fiéis da arquidiocese para celebrarem a Ressurreição de Cristo, vivida no período da Páscoa. Em Manaus (AM), a arquidiocese celebra a Solenidade do Espírito Santo com a “Festa de Pentecostes”, reunindo centenas de milhares de fiéis no sambódromo. Em São Luís, o momento que reúne toda a Arquidiocese inteira é a Solenidade de Corpus Christi.


Além disso, em São Luís, a Solenidade ganhou um caráter de Projeto Missionário, e é antecedida por um Tríduo Eucarístico que envolve todas as 57 paróquias e duas Quase Paróquias. Cada dia do Tríduo contempla uma realidade da Igreja: no primeiro dia, as famílias de todas as paróquias da Arquidiocese são convidadas a rezarem juntas, em casa, reunidos em família. No segundo dia, estas famílias são convidadas a irem para suas Comunidades Eclesiais Missionárias, as capelas que formam as paróquias, e rezarem em comunidade (cada paróquia é formada por um número de comunidades). Por fim, no último dia do Tríduo, a oração acontece na Igreja matriz de cada paróquia, reunindo todas as famílias e todas as comunidades eclesiais missionárias para um momento de Adoração Eucarística.


O Tríduo prepara os fiéis em espírito de oração e fraternidade para o grande momento, onde todas as paróquias se reúnem para celebrar a Solenidade de Corpus Christi, transformando o Nhozinho Santos em um espaço de Adoração da Eucaristia, com todos os fiéis da Arquidiocese de São Luís do Maranhão reunidos. Para a preparação, a organização de Corpus Christi distribui um livreto especial, produzido com sugestão de orações e cantos para cada um dos dias.


Para a realização do projeto, trabalharão seis Equipes de Serviço centrais e 61 grupos de trabalho (GT), somando mais de 900 voluntários, na organização da Solenidade de Corpus Christi.


Pelo fato de não ser um evento e sim uma Solenidade religiosa, não há cobrança de valores para participar de Corpus Christi 2023. O que existe é o pedido de contribuição de 1kg de alimento, onde a arrecadação será destinada às seis paróquias elegidas para receber as doações. As únicas vendas realizadas, cujo valor é revertido no custeio do próprio evento, mas que não são condicionais para participar da Solenidade, são os lanches da praça de alimentação, água, e o kit Corpus Christi 2023, composto por um protetor de vela personalizado (para a procissão luminosa), camisa do evento e uma sacola. No entanto, a aquisição destes produtos não é uma condição para participação na Solenidade, que é aberta ao público ainda que não se adquira o kit.


A venda do kit será feita no Secretariado da Ação Evangelizadora Missionária, localizado na Cúria Metropolitana, Centro de São Luís, em todas as paróquias da Arquidiocese e pelo site.




A celebração Corpus Christi


A celebração da Solenidade de Corpus Christi pode ser dividida em três momentos sequenciais: a Santa Missa, onde é consagrada a Hóstia que será exposta para Procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas. Depois a Procissão luminosa, onde a Hóstia é exposta no ostensório, e Jesus Eucarístico percorre as principais ruas do Centro de São Luís, saindo do Estádio Municipal Nhozinho Santos, seguindo a Praça Deodoro, Rua da Paz, Rua do Egito, Beira Mar e concluindo na frente da Catedral de São Luís, Nossa Senhora da Vitória, Praça Dom Pedro II, onde ocorrerá a benção com o Santíssimo Sacramento. Neste ano, não acontecerão as paradas na Igreja São João Batista e Igreja do Carmo.



A Missa da Solenidade de Corpus Christi possui momentos ricos em detalhes, que encantam tanto pela liturgia em si, quanto pelos elementos da cultura local. Em 2022, por exemplo, o espaço litúrgico foi pensado por um arquiteto de modo a valorizar o presbitério gigante da celebração, onde seria realizada a Santa Missa que “alimentaria” com o Pão do Céu mais de 8.500 fiéis. Acima dele, uma grande Cruz marcando o lugar de modo a tanto ornamentar, quanto para situar os presentes que ali havia um espaço sagrado.


Outro elemento bonito na celebração é o canto litúrgico, preparado com minuciosidade de detalhes, executado com a contribuição de vários músicos profissionais que participam durante o ano das Missas em diversas paróquias da Arquidiocese.


Dentro da celebração, no momento da renovação das promessas batismais, um blackout intencional no Nhozinho Santos dá lugar à luz de velas, que representam a luz da fé, aquela que dissipa as trevas da vida e ilumina o mundo. As velas acesas e abençoadas durante a missa, são usadas na procissão luminosa que percorre as ruas de São Luís até o local da benção com o Santíssimo Sacramento.


Comunicação em Corpus Christi


Neste ano, certamente, os fiéis que participarem irão ter uma experiência única, porém, na impossibilidade de comparecer, poderão acompanhar a cerimônia e os principais momentos da Solenidade através dos meios de comunicação católicos: Rádio Educadora 560 Khz, TV Nazaré 43.1, canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e as redes sociais da Arquidiocese.



-----------------------------

O que? Corpus Christi 2023


Quando? Tríduo Eucarístico de 5 a 7 de junho; Solenidade de Corpus Christi, 8 de junho.


Local?

Tríduo Eucarístico

Dia 5, segunda-feira, 1º dia: nas famílias das paróquias e quase paróquias;

Dia 6, terça-feira, 2º dia: em cada uma das comunidades eclesiais missionárias, capelas, das respectivas paróquias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e último dia do Tríduo;

Dia 7, quarta-feira, 3º dia: na matriz das 57 paróquias e nas duas Quase Paróquias da Arquidiocese (59 áreas pastorais)


Dia 8 de junho: Solenidade de Corpus Christi, Estádio Municipal Nhozinho Santos, Vila Passos.


Quem coordena?

Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão

Padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e do Projeto Corpus Christi 2023

Porta Voz e coordenador da Equipe de Comunicação: padre Raimundo Trindade.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Veículos de comunicação da Arquidiocese de São Luís do Maranhão

Rádio Educadora 560Khz

TV Nazaré 43.1

Jornal do Maranhão (impresso | tiragem 5.000)


Redes Sociais

Instagram: @arquidiocesedesaoluis

Facebook: @arquislma


Assessoria de imprensa – Virgínia Diniz (55) 98126 1991 (celular e Whatsapp)

Comments


bottom of page