top of page

Corpus Christi 2022: dia em que o Estádio Municipal Nhozinho Santos se tornou Santuário Eucarístico


(Fotos: Pascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão/ Ribamar Carvalho)


A Arquidiocese de São Luís do Maranhão viveu no dia 16/06, a Festa da Unidade, a Solenidade de Corpus Christi, com o tema: "Comunhão, participação e missão", em alusão ao Sínodo (2021-2023) e o tema: "Que todos sejam um" (Jo 17,21). A programação no dia 16/06, teve início no Estádio Municipal Nhozinho Santos, com abertura dos portões e programação de acolhida às 15h e missa às 17h, presidia pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana e concelebrada pelos padres, diáconos permanentes e diáconos transitórios de nossa Arquidiocese. Além disso, reuniu como grande assembleia oito mil fiéis de todas as 57 paróquias, que formam as 10 Foranias existentes.





O momento da Solenidade de Corpus Christi, que acontece sempre na quinta-feira após a Solenidade de Santíssima Trindade, portanto, após a Páscoa e após Pentecostes, é a oportunidade em que os católicos do mundo inteiro, saem às ruas com a Sagrada Eucaristia para professarem publicamente a sua fé na certeza de que o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo estão na hóstia e não se tratam de uma representação ou simbolismo.



Para o arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana, a festa foi um momento muito bonito de encontro entre os filhos da Igreja:


“Corpus Christi foi uma experiência de fé profunda, motivado pelo Corpo do Senhor que é alimento para todos nós! ”, expressou o epíscopo.


O rito da solenidade é composto por três momentos: missa, procissão pelas ruas principais da cidade e benção com o Santíssimo Sacramento do Altar. Devido o retorno após dois anos de restrições com a pandemia do novo coronavírus, a Arquidiocese optou por fazer uma única celebração, à tarde, a fim de dar oportunidade para todos os fieis participarem da programação central, ocorrida no Estádio Municipal Nhozinho Santos.


Os três momentos da Solenidade de Corpus Christi


Desde às 15h, quando os portões do Estádio foram abertos para receber os fiéis, a alegria foi a marca registrada no rosto e expressão de todos! Entre os voluntários das equipes e os participantes da Solenidade havia o sentimento cúmplice de reencontro e retomada das atividades presenciais, agora solenemente, sem restrições de participantes, ocorrida por dois anos com a pandemia.


Até o momento e início da celebração, os fiéis puderam assistir apresentações de dança, música e ainda, ouvirem testemunhos sobre a Eucaristia. Também estavam disponíveis sacerdotes para ministrar o sacramento da confissão para os que desejaram.




A celebração eucarística foi rica em detalhes, e contou com dois momentos impactantes: a renovação das promessas do batismo e uma chuva de rosas.


No momento da renovação das promessas do batismo, as luzes do estádio foram apagadas para que as velas dos fieis, acesas no Círio Pascal, fossem as únicas luzes a iluminar o lugar. A chama das velas foram propagadas por um grupo de 200 jovens, aproximadamente, que espalharam-se nas arquibancadas para levar a chama do Círio aos fieis. As promessas do batismo são os compromissos que todo fiel católico faz com Jesus, no momento da adesão da fé.


O outro momento bonito da celebração foi a chuva de rosas. As flores foram jogadas de um helicóptero momentos antes do início da celebração. Um sinal dos céus para a chuva de bençãos derramadas sobre os participantes.


A hóstia colocada no ostensório para adoração pública durante a procissão e benção com o Santíssimo Sacramento é consagrada durante a missa da Solenidade.


A procissão saiu do Nhozinho Santos e percorreu as ruas do Centro de São Luís, com parada na Igreja de São João, Igreja do Carmo e finalizando na Catedral, no momento da benção com o Santíssimo Sacramento.





Uma festa preparada por várias mãos e um só coração!


Ao todo foram seis equipes de serviço (Serviços; Comunicação; Limpeza; Celebração; Secretaria; Animação) subdivididas em 46 grupos de trabalho, com mais de 800 voluntários, que se empenham em atividades desde o início do ano de 2022. O trabalho das seis equipes foi coordenado pelo padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha. Junto com ele, estiveram à frente das seis coordenações de Equipes de Serviço: Padre Cláudio Corrêa, Celebração; frei Romário Avelino OFMConv., Comunicação; Diácono Jorge Ferreira, coordenador geral de serviços; Irmã Marly, Finanças; Allan, Santuário Nossa Senhora de Nazaré, Animação; Vera Brito, Secretaria.


(Fotos: Pascom Arquidiocese e Grupo de Oração Fonte de Água Viva/RCC. Registro de algumas equipes de serviço que trabalharam na organização da Solenidade)


O marco início da programação para a Solenidade foi dado com o Tríduo Eucarístico, que aconteceu entre os dias 13, 14 e 15 de junho. Foi elaborado um livro roteiro para as orações, envolvendo três momentos distintos, respectivamente: oração nas famílias, oração na comunidade paroquial e oração na matriz de cada paróquia.


Em cada dia as redes sociais da Arquidiocese receberam depoimentos, fotos, vídeos e mensagens que demonstraram a alegria e a beleza dos momentos vividos no Tríduo Eucarístico e os registros, feitos pelos próprios fiéis, no dia Solenidade de Corpus Christi.


As caravanas Corpus Christi 2022


Foram ao todo 67 caravanas inscritas, além das pessoas que participaram com carros próprios, os que foram via carona solidária, ou mesmo que fretaram vans, ou foram à pé – o caso das comunidades e paróquias presentes no entorno do Estádio Municipal Nhozinho Santos. Destaca-se deste número a caravana da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila Luizão.