Coordenações dos Pilares da Ação Evangelizadora Missionária se reúnem para tratar do Plano Pastoral

(Coordenações dos Pilares da Ação Evangelizadora e dom Gilberto Pastana | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Na manhã do último sábado (11), o arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana, padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária (EAM), e as coordenações dos Pilares Pão, Palavra, Caridade e Missão, estiveram reunidos no auditório Dom Geraldo Dantas, Cúria Metropolitana, Centro, para alinhar a finalização do Plano Pastoral Arquidiocesano.

Desde novembro do ano passado, com a 32ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral (32ªAAP), o grupo vem se reunindo, e já caminham para conclusão documental do Plano Pastoral (PPA), baseados no subsídio resultado da 32ªAAP, na Escuta Sinodal da Fase Arquidiocesana, e nos elementos contextuais da Arquidiocese (análise da conjuntura atual) que emergiram com a pandemia, e após Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 2022.

Ainda no primeiro semestre, o PPA deve ser divulgado.

Entenda os Pilares Pão, Palavra, Caridade e Missão

Advindos dos documentos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, que introduziu um leque de nomeclaturas que traduzem um novo período da Igreja, os Pilares são peças importantes para a ação e organização eclesial.

De modo sintético, entenda o que significa cada um desses Pilares:

Palavra: Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da vida e da pastoral. Inspiração bíblica: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos” (At 2,42).

Caridade: Serviço à vida plena. Inspiração bíblica: “A caridade jamais acabará” (1 Cor 13,8).

Pão: Liturgia e espiritualidade. Inspiração bíblia: “Eram perseverantes na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (At 2,42).

Missão: Igreja em estado permanente de missão. Inspiração bíblica: “Passando adiante, anunciava o Evangelho a todas as cidades” (At 8,40).