top of page

Coordenadores dos Pilares do Plano de Pastoral da Arquidiocese reúnem para avaliar e projetar ações


(Padre Jadson Borba com coordenadores dos Pilares Caridade, Pão e Palavra | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Na manhã desta sexta-feira (25), padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária (AEM) reuniu com os coordenadores dos Pilares Pão, Palavra e Caridade, Luís Freitas, Patrícia Soeiro e Zenilda Bezerra, respectivamente, responsáveis pela aplicação, de modo articulado e conjunto, do Plano de Pastoral na Arquidiocese com as demais instâncias (expressões eclesiais) da Igreja, levando-os à execução nas Foranias, paróquias e comunidades eclesiais.


"A reunião foi um momento de escuta dos passos que estão sendo dados pelos Pilares. Agora os pilares devem executar as ações previstas para a segunda fase de cada pilar. Além disso, vamos precisar pensar em como incluir o Plano Pastoral do Regional NE5, aprovado na última Assembleia realizada em julho deste ano", explicou padre Jadson Borba, coordenador da AEM.


Cada Pilar possui no Plano Arquidiocesano de Pastoral duas ações para executarem, equivalentes a duas fases. Os Pilares estão na primeira fase e portanto, a reunião desta sexta-feira teve o objetivo de ouvir o que os pilares estão fazendo e planejar o que é preciso fazer para a próxima fase.


A próxima reunião será no dia 23 de setembro, um sábado e reunirá desta vez, além dos coordenadores, todos os membros de cada Pilar. A primeira reunião com o grupo completo aconteceu no dia 11 de março deste ano.


(Reunião com os membros dos pilares em março deste ano | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Entenda os Pilares Pão, Palavra, Caridade e Missão


Advindos dos documentos das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, que introduziu um leque de nomeclaturas que traduzem um novo período da Igreja, os Pilares são peças importantes para a ação e organização eclesial.


De modo sintético, entenda o que significa cada um desses Pilares:



Palavra: Iniciação à Vida Cristã e Animação Bíblica da vida e da pastoral. Inspiração bíblica: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos” (At 2,42).





Caridade: Serviço à vida plena. Inspiração bíblica: “A caridade jamais acabará” (1 Cor 13,8).



Pão: Liturgia e espiritualidade. Inspiração bíblia: “Eram perseverantes na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações” (At 2,42).


O Pilar Missão é um pilar articulador, que perpassa todos os demais pilares, uma vez que se torna um agregador para todas estas ações.


Missão: Igreja em estado permanente de missão. Inspiração bíblica: “Passando adiante, anunciava o Evangelho a todas as cidades” (At 8,40).







Comments


bottom of page