A segunda reunião anual com os Coordenadores de Pastoral do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aconteceu nesta terça-feira (12), no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), em São Luís.
Conduzida pelo recém eleito Presidente do Regional NE5, dom Gilberto Pastana de Oliveira, arcebispo de São Luís do Maranhão, a reunião teve ainda a participação de dom Sebastião Duarte, bispo da Diocese de Caxias do Maranhão e vice-Presidente do Regional NE 5 e de Martha Bispo, secretária executiva do Regional NE5.
Entre as pautas tratadas estavam três pontos centrais: a aprovação do plano de pastoral, a partilha das experiências vividas pelas dioceses e as comunicações diocesanas de pastorais.
Anualmente, o Regional NE5 possui duas reuniões semestrais, que possuam caráter avaliativo, consultivo e deliberativo. A primeira reunião aconteceu em março deste ano, também no IESMA, sob a presidência de dom Sebastião bandeira, bispo da Diocese de Coroatá, na época, presidente do Regional NE5. A segunda reunião é a primeira da presidência de dom Gilberto Pastana, eleito em abril deste ano, logo após a primeira reunião do ano, em Aparecida (SP), durante a 59º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil.
Em São Luís, a Coordenação de Pastoral recebe a nomeclatura de Ação Evangelizadora Missionária e é coordenada pelo padre Jadson Borba e Silva, pároco da paróquia Nossa Senhora da Penha, do bairro Anjo da Guarda.
Após a reunião com os Coordenadores de Pastoral, dom Gilberto Pastana reuniu nesta quarta-feira (13), com o Conselho de Pastoral Regional, no IESMA. O momento teve a participação dos coordenadores de Pastoral em nível de Regional Nordeste 5, e com os coordenadores diocesanos das respectivas Dioceses que formam a Igreja do Maranhão.
Com pautas distintas da reunião dos Coordenadores de Pastoral, a reunião com o Conselho de Pastoral Regional tem um papel importante por oferecer uma oportunidade de pensar a Igreja do Maranhão em conjunto. As pautas e encaminhamento que saíram a partir desta reunão serão divulgados em breve pelos meios de comunicação da Arquidiocese.
Comments