Na última quarta-feira (13/09) aconteceu a Reunião do Conselho Regional de Pastoral (CERP) do Regional Nordeste 5 - Igreja Católica do estado do Maranhão - da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O momento aconteceu no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA), em São Luís (MA) e foi conduzido por dom Gilberto Pastana, Presidente do Regional NE5, acompanhado pelo vice-presidente, dom Sebastião Duarte, bispo da Diocese de Caxias do Maranhão e Martha Bispo, secretária executiva do Regional NE5.
No final da reunião do CERP, foram decididas as datas para as duas reuniões semestrais do próximo ano (2024), que serão nos mess de fevereiro e setembro: 1ª Reunião CERP, 27/02 , Reunião dos coordenadores diocesanos de pastoral e 28/02, Conselho Regional de Pastoral; 2ª Reunião CERP, 10/09 - Reunião de coordenadores diocesanos de pastoral, 11/09 , Conselho Regional de Pastoral
As principais pautas da reunião foram a apresentação do Plano Pastoral 2024/2027, elaborado a partir da 21ª Assembleia Pastoral de Regional do Nordeste 5, ocorrida no último final de semana do mês de junho deste ano, na cidade de Zé Doca (MA), que precisava ser votado e aprovado e o Mês Missionário.
Outro assunto, além das pautas, foi a apresentação das mudanças de coordenação em nível regional, nas expressões eclesiais: Infância e Adolescência Missionária, a Pastoral da Comunicação e a Comissão para Animação Litúrgica do regional.
Sobre a Reunião do CERP
Eleito em abril deste ano para o quadriênio 2023-2027 como Presidente do Regional NE5, esta foi a primeira Reunião de Pastoral Regional conduzida por dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão.
Em termos de números, deveriam estar na reunião 115 participantes, contudo, apenas 89 compareceram. E deste número, apenas 67 marcaram efetivamente presença. Contudo, a avaliação de dom Gilberto foi positiva, uma vez que as dioceses, movimentos e pastorais, estavam em sua maioria representados.
Em entrevista ao site do Regional NE5, dom Gilberto avaliou:
“Foi uma reunião muito boa, muito participada, embora ainda sentindo a ausência de algumas coordenações regionais. Mas, as dioceses estavam todas presentes através dos seus coordenadores diocesanos de pastoral e a grande maioria das pastorais e movimentos”, declarou dom Gilberto Pastana.
Análise de Conjuntura
A análise de conjuntura que tradicionalmente ocorre nas reuniões do Conselho, foi feita pelo padre belga, João Maria Van Damme, presidente da Associação de Saúde da Periferia do Maranhão (ASP-MA), que tratou sobre assuntos relacionados ao meio ambiente, com destaque para as mudanças climáticas as cosnsequência destas questões obre a população mundial.
Plano de Pastoral 2024-2027
A pauta principal do Conselho foi a aprovação do Plano de Pastoral para o quadriênio 2024-2027, que foi elaborado a partir da 21ª Assembleia Regional de Pastoral, e após revisão, submetido à votação nesta quarta-feira (13).
Sobre o tema ao falar ao site do Regional, dom Gilberto pontuou:
“Fizemos as devidas correções, as devidas emendas, nesse espírito da sinodalidade, do caminhar juntos, de planejar e executar juntos. Penso que foi um crescimento para todos nós e também uma animação de compromisso, de retorno às atividades, uma vez que nós vivemos esse tempo todo de pandemia. A gente já percebe uma animação, um gosto de estar juntos”, afirmou dom Gilberto.
Mês Missionário no Regional Nordeste 5
O Mês Missionário foi tema na reunião, apresentado pelo padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária (Coordenação de Pastoral) da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Padre Jadson apresentou a Campanha Missionária de 2023, que traz como tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”, e a inspiração bíblica “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,13-35), em referência ao 3º Ano Vocacional do Brasil. Em sua fala, pontuou as iniciativas relacionadas ao mês missionário e a dinâmica que precisa ocorrer em nível de dioceses.
Algumas dioceses presentes partilharam sobre as ações que estão fazendo. Na Diocese de Balsas , no dia 16, sábado, haverá uma manhã de espiritualidade missionária com distribuição do material da Campanha Missionária 2023, conduzida pelo bispo da Diocese, dom Valentim Meneses, bispo da Diocese de Balas, bispo referencial para Ação Missionária no Regional Nordeste 5.
Na Arquidiocese, haverá uma tarde de formação com assessoria do padre Jadson Borba, onde estarão reunidos as expressões eclesiais e organismos que realizam missão para ouvirem sobre o material da Novena Missionária, o tema escolhido para este ano e sobre as ações propostas para esta edição.
Comments