Conselho Arquidiocesano de Pastoral realiza sua primeira reunião do ano de 2024

Neste sábado (4), o Conselho Arquidiocesano de Pastoral da Arquidiocese de São Luís do Maranhão esteve reunido no auditório da Faculdade Católica (antigo IESMA), Centro de São Luís, onde trataram de assuntos sobre a vida da ação missionária da Igreja local. O encontro contou com a participação de mais de 100 lideranças e teve uma fala da secretária estadual de Políticas Públicas para as Comunidades, Dra Helena Duailibe.

Também tiveram fala na Assembleia, padre Everaldo Araújo, vigário geral da arquidiocese, que apresentou o andamento da Solenidade de Corpus Christi, padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária e coordenador da Equipe de Campanhas, que apresentou o relatório sobre a Campanha da Fraternidade 2024, na Arquidiocese.

Entre as pautas também estavam presentes: a explicação sobre as "Comunidades Eclesiais Missionárias" e a vivência do "Jubileu da Esperança" em 2025, ambos apresentados por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão. Também foram trabalhados: a atualização sobre as ações dos Pilares, o protótico do aplicativo Romaria Digital, feito por Clay Viana, criador, produtor, apresentador do Programa Clay Viana 100% Católico e presidente do Instituto Cultural Nossa Senhora de Fátima, a coleta de assinaturas propostas pelo Regional Nordeste 5 para a Lei de participação popular sobre o uso de pulverização aérea de agrotóximos no estado, que foi apresentada pela secretária executiva do Regional Nordeste 5, Martha Bispo, a Romaria da Terra e das Águas, apresenta por Zenilda Bezerra e ainda a ativação do Hotsite Corpus Christi, com explanação sobre as estratégias de marketing católico aplicadas nesta edição do projeto missionário Corpus Christi, que foi feita pelos membros da Assessoria de Comunicação da arquidiocese, Cássio Chaves e Virgínia Diniz.

Durante a reunião, dom Gilberto convidou o Conselho à abraçar a Campanha criada pelo Regional Sul 3, em apoio às vítimas do desastre climático no estado do Rio Grande do Sul. Ainda a partir de sua provocação, o Conselho emitiu uma nota de solidariedade, que foi redigita pelo padre André Luís Martins, reitor do Seminário São João Maria Vianney e por Renata Mourchereck, esta última, integrante do Pilar da Palavra da Arquidiocese.

A Nota de Solidariedade foi emitida em nome do Conselho Arquidiocesano de Pastoral e publicada no site e nas redes sociais da Arquidiocese. O post do Instagram foi feito de modo colaborativo com o Regional Sul 3, que aceitou a publicação feita pela Arquidiocese como demonstração de espírito fraterno de solidariedade.

Todo o material apresentado aos participantes foi disponibilizado em um drive com os documentos, onde poderão usar para consulta e aprofundamento em suas expressões eclesiais e instâncias de trabalho.

A próxima Reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral acontecerá no dia 9 de novembro, também no espaço do auditório da Faculdade Católica do Maranhão, Centro Histórico de São Luís.