top of page

Comunidade Católica Shalom celebra 42 anos de missão e evangelização no mundo

Com Missa em Ação de Graças presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, a Católica Shalom celebrou na noite desta terça-feira (9), no Shalom da Vila Palmeira, seus 42 anos de fundação no mundo. Concelebraram com dom Gilberto o padre Francisco Antônio Souza, presbítero que acompanha o Shalom em São Luís e foi assistida pela diáconos Celso Bastos, consagrado Shalom e o diácono Silvio Tavares, dá Caredral de São Luís.


A jornada de fé e serviço do Shalom teve em Fortaleza (CE) e se expandiu por todo o Brasil, além de também estar presente em diversas regioes do mundo, tocando e transformando a vida de milhares de pessoas.

Sobre a Comunidade Shalom

Definida segundo o Código de DireitoCanônico como uma Associação Privada Internacional de Fieis, a Comunidade Católica Shalom foi reconhecida pela Santa Sé com o decreto do dia 22 de fevereiro de 2007, junto ao então Pontifício Conselho para os Leigos (cujas competências e funções são atualmente assumidas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida).


Na mesma data, em 2012, seus estatutos tiveram sua aprovação definitiva. Sua missão é ser um sinal de paz e esperança para o mundo, levando a todos a experiência do encontro com Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz. Com um carisma único e uma espiritualidade profunda, a Shalom continua a inspirar e transformar vidas, promovendo a cultura do encontro e da paz.

Histórico da Comunidade Católica Shalom

Fundada em 09 de julho de 1982 por Moysés Louro de Azevedo Filho, a Comunidade Católica Shalom nasceu com o propósito de levar a paz e a mensagem de Jesus Cristo a todos os cantos da Terra. Moysés Azevedo, inspirado pelo seu encontro com o Papa João Paulo II, sentiu o chamado para dedicar sua vida ao serviço da evangelização, especialmente aos jovens e aos mais necessitados.

Desde então, o Shalom, por graça divina, se tornou uma das comunidades mais vibrantes e dinâmicas da Igreja Católica, com presença em mais de 30 países. A comunidade é composta por membros consagrados, casais, jovens e diversos colaboradores que, unidos pelo carisma da paz, trabalham incessantemente para promover a evangelização através de diversas frentes de atuação.

Crescimento e Expansão

Ao longo de seus 42 anos, a Comunidade Shalom cresceu exponencialmente. O primeiro centro de evangelização foi inaugurado em Fortaleza, e a partir daí, novas casas de missão foram abertas em diversas cidades do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. A expansão internacional também foi significativa, com missões estabelecidas em países como França, Itália, Israel, Canadá, Estados Unidos, Moçambique, entre outros.

(Celebração pelos 42 anos da vocação Shalom no mundo e 28 anos de Shalom em São Luís com dom Gilberto Pastana | Foto: Shalom)

Áreas de Atuação

Ao longo de sua trajetória, a Comunidade Shalom tem se destacado em várias áreas, tais como:

1. Evangelização: Com diversas missões e centros de evangelização espalhados pelo mundo, realiza atividades que visam anunciar a Boa Nova de Cristo a todas as pessoas, independentemente de sua condição social ou cultural. Programas de rádio, televisão e presença nas redes sociais também são ferramentas utilizadas para alcançar um público ainda maior.

2. Formação Humana e Cristã: A comunidade oferece cursos, retiros espirituais, encontros de formação e grupos de oração que proporcionam crescimento espiritual e humano aos participantes. O "Curso de Doutrina Social da Igreja" e “Tecendo o Fio de Ouro” são exemplos de iniciativas formativas.

3. Ação Social: Com um forte compromisso social, a Comunidade desenvolve projetos que atendem às necessidades dos mais pobres e marginalizados, oferecendo apoio material, psicológico e espiritual. As Casas de Promoção Humana são espaços dedicados a acolher pessoas em situação de vulnerabilidade, proporcionando atendimento social, profissionalizante e espiritual. Além disso, o Espaço de Paz é uma iniciativa que promove a cultura da paz em comunidades carentes, oferecendo atividades educacionais, esportivas, culturais e espirituais, visando à construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

4. Cultura e Arte: A evangelização através da arte é uma marca registrada do Shalom, com produções musicais, teatrais e literárias que inspiram e evangelizam, levando a mensagem de Cristo de forma criativa e envolvente. O Festival Halleluya, por exemplo, é um evento anual que reúne milhares de pessoas para celebrar a fé através da música e da arte.


Celebrações dos 42 anos

Para comemorar o mês da vocação, a Comunidade Shalom de São Luís preparou alguns eventos que ocorrerão ao longo do mês de julho. Entre as atividades, o Acamp’s (Acampamento para Jovens), realizado já nos primeiros dias de julho; a Santa Missa em ação de graças presidida pelo Arcebispo Dom Gilberto Pastana, neste dia 09/07, a partir das 19h30 no Espaço de Paz da Vila Palmeira e o lançamento do Festival Halleluya, no próximo dia 14/07, com a tradicional Feijoada realizada na Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM).

No mundo inteiro e portanto, também no Brasil, a Comunidade Católica Shalom realizou celebrações para render Ação de Graças pela data. Em São Luís, dom Gilberto Pastana tem presidido as Missas deste a sua chegada na Arquidiocese.


Neste ano, além dos 42 anos de vocação Shalom no mundo, os membros da comunidade ludovicense celebram 28 anos de existência. O mês de referência para essa data são os meses finais do ano.

Siga o Shalom nas redes:

Comments


bottom of page