top of page

Comunidade Católica Shalom celebra 40 anos de fundação no mundo



(Foto: Marvão Jorge/Site Shalom)

A Comunidade Católica Shalom celebra neste sábado, 09/07, 40 anos da data de fundação no mundo (09 de julho de 1982, em Fortaleza/CE). Por ocasião da data, as casas de missão do Shalom estão com uma programação especial inspiradas no tema: “Um povo de testemunhas em procissão”. Na capital maranhense, na sábado, 09 de julho, às 17h, será celebrada uma missa em Ação de Graças, no centro de assistência social e espiritual do Shalom, Espaço de Paz, localizado no bairro Vila Palmeira, que será presidida pelo Arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana.


Associação Privada de Fiéis, a Comunidade Católica Shalom teve seu reconhecimento pontifício em 22 de fevereiro de 2007, e a aprovação do estatuto reconhecido em 22 de fevereiro de 2012, há 10 anos.


(Foto: Site Shalom.org)


Em São Luís (MA), o Shalom chegou em dezembro de 1995, e há 27 anos tem se dedicado à evangelização dos jovens e das famílias de modo geral (adultos, idosos, crianças) desde os mais necessitados materialmente, aos que não carecem de pão, mas buscam na fé, o alimento para a alma.


Sobre a Comunidade Católica Shalom


A Comunidade Católica Shalom foi fundada no Brasil, em 30 de junho de 1980, pelo leigo Moysés Louro de Azevedo Filho, seu nascimento se deu a partir da primeira visita do Papa São João Paulo II ao Brasil, para o X Congresso Eucarístico Internacional, que aconteceu em Fortaleza (CE).


Moysés Azevedo, com apenas 20 anos, foi escolhido por dom Aloísio Lorscheider, por ser uma liderança de um grupo de oração no colégio católico Marista, e sua tarefa durante aquela visita do Papa era oferecer um presente ao Pontífice em nome dos jovens da Arquidiocese. Moysés, havia feito uma oração, pedindo a Deus que mostrasse qual seria um presente digno de Sua Santidade e naquele dia, 9 de julho de 1980, entregou a São João Paulo II uma missiva, onde doava a Deus e à Igreja sua vida pela evangelização dos jovens.


Dois anos depois, em 1982, é inaugurado o primeiro Centro Católico de Evangelização Shalom, em Fortaleza (CE), que se resumia a uma lanchonete e uma livraria, cuja missão seria anunciar o amor de Deus às pessoas que ali chegassem para lanchar, buscar aconselhamento, ajuda ou consolo. Assim, desta iniciativa, naquele momento, o que se dá o nome de vocação Shalom, se multiplica através de grupos de oração, trabalhos de evangelização, formação e de promoção humana.


Atualmente a Comunidade Católica Shalom, além do Brasil, encontra-se com missão ad gentes em vários continentes, e em Países como França, Itália, Portugal, EUA e Filipinas.


Projeto Juventude – levando jovens para Deus há 33 anos


Desde sua fundação, o Shalom possui o carisma de evangelizar da juventude ligado à sua condição fundante. Tratava-se da atmosfera da Igreja, pós Concílio Vaticano II, quando naquele período, o criador das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), Papa São João Paulo II, convidava os jovens para um encontro com o Papa, um encontro com a Igreja.


Nesse espírito, no dia 17 de maio de 1989, há 33 anos, nascia o Projeto Juventude para Jesus (PJJ), conhecido dentro do Shalom como PJJ e fora muros da comunidade como simplesmente Projeto Juventude.


Mais programação especial


Após a missa, acontecerá o lançamento do Festival musical Halleluya, com data marcada para os dias dias 03 e 04 de dezembro de 2022, na Praça Maria Aragão, retornando após um período de recessão devido a pandemia.


-------------------

O que? Missa em Ação de Graças pelos 40 anos de fundação da Comunidade Católica Shalom no mundo e lançamento oficial do festival de música Halleluya.


Onde? Espaço da Paz, Comunidade Católica Shalom, rua Gabriela Mistral, nº 401, Vila Palmeira, São Luís, MA. Cep: 65045-070.


Data? 09 de julho, 17h.


Missa presidida pelo arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Gilberto Pastana.

Comments


bottom of page