Comissão de casais representam a Arquidiocese no XVI Congresso Naional da Pastoral Familiar (SC)

(Foto: Pastoral Familiar)

Começou nesta sexta-feira, 26/08, o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, no Centro de Evangelização Angelino Rosa, em Florianópolis (SC), com o tema "Amor familiar: vocação e caminho de santidade".

A programação de abertura teve início com missa, às 18h, seguida de palestra ministrada por Rafael Solano, com o tema " Os desafios do mundo de hoje para a família cristã". A reflexão partiu das bem aventuranças das famílias, como aquilo que deve ser vivenciado nas famílias para superar as dificuldades atuais. O palestrante recordou os temas usados no subsídio Hora da Família, usado na Semana nacional da Família deste ano.

Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo de Florianópolis, presidiu a celebração de abertura, que foi concelebrada por dom Ricardo Hoepers, bispo de Rio Grande (RS) e referencial da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família. Vale ressaltar que há uma presença expressiva de bispos e padres que assistem as famílias nos Regionais e Dioceses do Brasil. Neste número, estão presentes, do Maranhão, dom Armando Gutiérrez, bispo referencial da Pastoral Familiar, no Regional NE5 da CNBB, e padre Orlando Ramos, assessor eclesial da Pastoral Familiar, Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Na comissão da Pastoral Familiar da Arquidiocese presente no encontro estão: José Arimatéa e Maria José da Conceição, coordenadores arquidiocesanos da Pastoral na Arquidiocese, Lucia e Abmael, casal coordenador da Pastoral Familiar no Regional NE5, e ainda Marcos Antônio Cruz e Maria da Conceição Soeiro Cruz, Antônio Carlos e Terezinha Costa Silva Corrêa, Raimunda Deuzarina e Oliveira, Patrícia e Zequinha, Joimar e Lourdinha, e Serginho e Márcia.

Programação do encontro

Dia 27 de agosto – Sábado 7h – Acolhida e animação

7h30 – Santa Missa

8h45Palestra: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade”

9h45 – Testemunho Miraculada Santa Gianna Beretta

10h05 – Intervalo e lanche

10h30Palestra: “Família e Sinodalidade”

11h30 – Testemunho de família (sinodalidade)

11h50 – Apresentação Musical

12h20 – Almoço

13h45 – Animação

14hPainel “Família e Redes Sociais”

15h – Apresentação teatral

15h50 – Sala das Vocações – “Família fonte de vocações: como a minha vocação surgiu da família”

• 16h55 – Intervalo e lanche

• 17h20Palestra: “Amor familiar: integrar as Fragilidades”

• 18h10 – Testemunho

• 18h25 – Animação e apresentações culturais

• 20h20 – Jantar

Dia 28 de agosto – Domingo Manhã volta para assuntos pertinentes a Pastoral Familiar 7h15 – Animação

7h30 – Espiritualidade na Família e Adoração Eucarística

8h30 – Apresentação da Equipe Nacional: propostas e perspectivas

10h – Intervalo e lanche

10h30 Cerimônia de Encerramento e anúncio do próximo congresso

11h – Missa e envio

12h15 – Almoço

*A organização poderá alterar a programação sem aviso prévio.