top of page

Começou nesta sexta-feira (7) o Seminário Regional 14ª edição da Romaria da Terra e das Águas

(dom Valdeci, dom Gilberto e dom Evaldo | Ascom ArquiSLZ)

Começou nesta sexta-feira (7) e vai até domingo (9), o Seminário Regional 14ª Romaria da Terra e das Águas. O encontro acontece na Casa de Retiro Oásis, bairro Aurora, São Luís e tem o objetivo de promover a reflexão sobre o tema da Romaria: “Territórios livres das cercas, dos trilhos e do agronegócio”, que traz como inspiração o lema: “Vou plantá-lo no seu chão de modo que nunca mais sejam arrancados de sua terra” (Amós 9, 15).


Além de representantes de diversas expressões eclesiais da Igreja, participam do encontro bispos do Regional Nordeste 5, incluindo dom Gilberto Pastana, presidente do Regional NE5 e arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Valdeci Mendes, bispo da diocese de Brejo e referencial da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora e dom Evaldo Carvalho, bispo da diocese de Viana.


Padre Jadson Borba, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária, também esteve presente nesta tarde.

(Dom Valdeci, dom Gilberto Pastana e dom Evaldo | Foto: Ascom ArquiSLZ)

O seminário será desenvolvido a partir do método VER, JULGAR, AGIR e iniciou nesta tarde com o VER, cuja assessoria foi realizada pelo advogado Guilherme Zagallo.

(Guilherme Zagallo | Ascom ArquiSLZ)

Antes da explanação, porém, aconteceu uma Mesa Redonda onde se tratou sobre os dados da realidade maranhense quanto à questão da terra (cercadas), dos trilhos e do agronegócio. Participaram deste momento os grupos: Justiça nos Trilhos, com contribuição de Ricardo Lanfeanchini, Lenora Conceição Mota Rodrigues, da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) do Maranhão e de Antonio Gomes de Moraes, CPT-Balsas, conhecido como Antônio Criolo.


Após a mesa redonda os participantes se dividiram em grupos onde buscaram responder: “Observando os eixos temáticos: terra (cercas), trilhos e agronegócio, quais os casos concretos e os impactos nos nossos territórios?”.



O seminário visa preparar os fiéis das 12 dioceses do Regional NE5, para a 14ª Romaria da Terra e das Águas. Cada diocese, portanto, já desenvolveu o seu e na arquidiocese aconteceu no dia 1 de junho, na paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab.

Commentaires


bottom of page