top of page

Começou nesta segunda-feira o Encontro Nacional dos Coordenadores de Pastoral

Com o tema “A Pastoral numa Igreja Sinodal é Missionária” e o lema “O Senhor os enviou a toda cidade para onde ele mesmo deveria ir” (Lc 10,1), começou nesta segunda-feira (8) e vai até sexta-feira (12), na Casa Dom Luciano, em Brasília (DF), o Encontro dos Coordenadores de Pastoral promovido pelo Secretariado Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Sete coordenadores das 12 dioceses do Regional Nordeste 5 estão presentes, entre eles, padre Jadson Borba e Silva, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária (Coordenador de Pastoral) da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


O encontro tem como proposta principal colocar em comunhão (alinhar) e articular esse importante serviço diocesano que é a coordenação pastoral, também chamado alguns lugares do Brasil (é o caso da Arquidiocese de São Luís do Maranhão), de Ação Evangelizadora ou Ação Evangelizadora Missionária – termo que já vem sendo proposto pela CNBB, desde o ano de 2019.


Nessa linha de pensamento e ação, o evento leva aos participantes reflexões importantes no que diz respeito as diretrizes da Igreja para todo o mundo, a partir do processo sinodal e em comunhão com os diferentes dicastérios da Cúria Romana, alinhado à proposta jubilar para 2025.


Além disso, reúne também coordenadores de pastorais específicas como a Pastoral do Dízimo, Pastoral Juvenil, Pastoral Familiar e outras.


Neste primeiro dia, os participantes assistiram à palestra conduzida pelo padre Danilo Pinto dos Santos, sócio-fundador da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC) e secretário do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (Inapaz) da CNBB, que desenvolveu o tema “Impacto das Inteligências Artificiais na Evangelização”.


O encontro segue até sexta-feira e você pode acompanhar através das redes sociais da CNBb nacional e aqui pelas mídias da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.



Comments


bottom of page