top of page

Começou a JMJ Lisboa: Bispos do Regional NE5 participam do encontro do Papa com os jovens


(Dom Valentim de Meneses, diocese de Balsas e dom Vilsom Basso, diocese de Imperatriz | Foto: Arquivo)

Começou nesta terça-feira (1) e segue até o dia 6 de agosto a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, Portugal, grande encontro da juventude católica de todos os continentes com o Papa, que neste ano a JMJ traz como tema "Maria levantou-se e partiu apressadamente" (Lc 1, 39). São esperados cerca de 1 milhão de peregrinos, entre padres, religiosas e bispos. Entre os epíscopos, dois do Maranhão estão participando: dom Valentim Fagundes de Meneses, bispo da Diocese de Balsas e dom Vilsom Basso, bispo da diocese de Imperatriz, que também responde como bispo referencial dos jovens no Brasil, estando à frente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude.


A Missa de abertura, presidida por dom Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, foi transmitida às 15h, horário de Brasília, pelas emissoras de inspiração católicas brasileiras e pelos canais do YouTube oficiais da JMJ, nas cinco língua: português, francês, inglês, espanhol e italiano.


Na programação: catequeses, momentos culturais, shows musicais, confissões, Missas e as programações tradicionais dos jovens com o Papa: a Via Sacra, na sexta-feira (4), a Vigília com o Papa no sábado (5) e a Missa de envio no domingo (6), momento de despedida e quando o Papa envia a juventude para seguir a missão em seus continentes e suas realidades.


(Dom Vilsom Passo, SCJ, Regional NE5)

Dom Vilsom Basso, SCJ, irá ministrar catequese nos três dias que antecedem a programação com o Papa na Jornada. Após cada catequese, o epíscopo enviará uma mensagem aos brasileiros que acompanham, de modo particular, do Regional NE5, pelos meios de comunicação no Brasil.


Confira as catequese ministradas por dom Vilson Basso


2 de agosto Catequese “Ecologia Integral”

3 de agosto Catequese “Amizade Social”

4 de agosto Catequeses “Misericórdia”


Antes do início da Missa de abertura oficial da JMJ, dom Vilsom enviou uma mensagem aos "peregrinos virtuais" que seguem a JMJ daqui:




Para conferir a programação completa clique aqui







Comments


bottom of page