Começa hoje (18) o encontro mais importante do ano para Igreja Católica- ações impactarão 15 cidades




Acontece nesse final de semana, dias 18, 19 e 20 de novembro, a XXXII Assembleia Arquidiocesana de Pastoral (AAP), que traz como tema: "Comunidades Eclesiais Missionárias". O encontro acontecerá na Casa de Retiro Oásis, em regime interno e terá seus principais momentos transmitidos pelos meios de comunicação da Arquidiocese.


(Padre Jadson Borba no Encontro Regional NE5 da Conferência dos Religiosos do Brasil)

Está à frente do encontro uma Equipe de Pastoral, coordenada pelo padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária, organismo da Igreja católica responsável pelo acompanhamento e animação das expressões eclesiais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Compõem ainda a Equipe de Pastoral: Dom Gilberto Pastana, padre Flávio Colins, Reitor do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, diácono Castro, irmã Rosa Lilper, Eugênia Colins e Vera Brito.



Esta será a primeira AAP conduzida por dom Gilberto Pastana de Oliveira, desde que tomou posse na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, e deve reunir cerca de 240 delegados, líderes nas 57 paróquias que formam a Igreja local. A partir da Assembleia é gerado o Plano Pastoral 2023, instrumento que norteará as ações da Igreja local, com impacto nos 15 municípios que compõem a Arquidiocese.


O encontro corresponde ao momento mais importante para a Arquidiocese, uma vez que se trata do planejamento das ações para o ano de 2023 e nesse ano, encontra um contexto de retomada das ações, após parada pela pandemia da COVID-19, além das mudanças, em nível nacional, nas Diretrizes da Ação Evangelizadora Missionária da Igreja do Brasil, e do Sínodo do Papa Francisco, 2021-2023.


Comunicação como elemento importante na missão na Arquidiocese de São Luís do Maranhão

Chega-se à 32ª edição da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral com um elemento novo, embora antigo, as transmissões dos momentos centrais da 32ª AAP.


Com a chegada da pandemia, o que antes era feito de forma "inovadora" por algumas paróquias, em nível mundial, agora ficou como importante instrumento na missão desenvolvida pela Igreja. Por isso, nesse ano, a 32ª AAP terá transmissão dos momentos centrais: missas de abertura e encerramento, orações e assessorias.


Além disso, a equipe organizou um boletim diário, com resumo do dia para os "participantes" extra muros do Oásis (aqueles que não estão presencialmente na Assembleia, mas precisam estar cientes de tudo o que acontecerá na AAP) possam estar atualizados sobre os encaminhamentos, já que o resultado da Assembleia precisará ser executado nas 57 paróquias.

As transmissões serão feitas pelos canais oficiais da Arquidiocese: YouTube, Facebook, site e Instagram.

Programação das transmissões:


Missa de abertura: sexta-feira, 18/11, às 18h.


Boletim Igreja em Missão edição especial , com resumo e atualizações sobre as tratativas da Assembleia.


As orações diárias da Assembleia serão transmitidas.


Missa de encerramento: domingo, 20/11, 11h.


Assine nosso canal no YouTube e Curta e siga a FanPage para acompanhar a 32ª AAP:


YouTube Arquidiocese de São Luís do Maranhão

Deixe seu like, assine nosso canal, ative o sininho e clique em receber notificações para ser avisado sobre a missa.

Facebook Arquidiocese de São Luís do Maranhão


Programação da 32ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral