Começa hoje (15) a Quaresma de São Miguel! Acompanhe paróquias e comunidades que estão realizando!


(Imagem: Site Canção Nova)

Começa nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, dia da Assunção da Virgem Maria, a Quaresma de São Miguel, e algumas paróquias e comunidades estão organizando orações comunitárias para quem deseja rezar em grupo a Quaresma, entre elas: Comunidade de São Miguel, paróquia Nossa Senhora da Glória e a matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Cohab. Veja programação local no final deste artigo.


O que é a Quaresma de São Miguel?


A oração é uma tradição de origem franciscana, com início na Festa da Assunção da Virgem Maria e término no dia 28 de setembro, véspera da Festa dos Santos Arcanjos Gabriel, Rafael e Miguel.


O objetivo da Quaresma de São Miguel, feita por São Francisco de Assis, era a devoção que tinha ao arcanjo, por ser ele o responsável por introduzir as almas no paraíso. Por isso, desejoso da conversão dos pobres pecadores, São Francisco realizava quarenta dias de orações e jejum por esta intenção. Em sua biografia, São Francisco narra que foi durante a Quaresma de São Miguel, no ano de 1224, que recebeu os estigmas, as Chagas de Nosso Senhor.


Como rezar a Quaresma de São Miguel?


Antes de tudo, é importante lembrar que, embora a tradição seja entre agosto e setembro, pode-se rezar a Quaresma de São Miguel em qualquer período do ano. Para isso, o fiel pode rezar sozinho ou em comunidade.


Segundo o portal francisco Porta de Assis, recomenda-se:

1- Providenciar um altar para São Miguel com uma imagem ou uma estampa de São Miguel;


2- No dia 20 de setembro pode-se iniciar a novena em honra a São Miguel Arcanjo juntamente com as outras orações.


Para todos os dias da Quaresma: • Acender uma vela benta. • Oferecer uma penitência. • Fazer o sinal-da-cruz. • Rezar a oração inicial. • Rezar a ladainha de São Miguel.


Baixe aqui uma sugestão de roteiro das orações




REZE A QUARESMA DE SÃO MIGUEL EM COMUNIDADE


1- Comunidade São Miguel - Paróquia da Glória

(Foto: Divulgação, Comunidade São Miguel, Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu)

















A Comunidade de São Miguel Arcanjo, pertence a Paróquia Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu, da Forania São Judas Tadeu, e existe desde o ano de 1985. E entre os anos de 2017 e 2018, a comunidade começou a organizar as orações da Quaresma de São Miguel.


Os encontros serão de segunda-feira a sábado, a partir das 19h, com exceção das quartas-feiras, que acontecerá às 18h20, devido a missa noturna da comunidade.


Mais informações: Sérgio D'éça (98) 98338 1998, coordenador da Comunidade São Miguel Arcanjo.


Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab


(Foto: Pascom Nossa Senhora do Perpétuo Socorro)
















A paróquia administrada pelos franciscanos capuchinhos, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, tem realizado a revitalização das festas franciscanas. Por isso, tem promovido momentos de oração e celebrativos, o que inclui não apenas a Quaresma de São Miguel, mas: O Perdão de Assis; a Festa de Santa Clara; festa de São Pio de Pietrelcina e outras.


O guardião da paróquia, frei Wanderlan Carvalho, está à frente da organização deste momentos, que contam com o envolvimento de todas as expressões eclesiais da paróquia.


Agenda da Quaresma de São Miguel na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Segunda-feira, quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira: 18h

Terça-feira: 19h

Sábado: 17h


Mais informações: Antônio Júnior, (98) 8191-3301, Pascom Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.