Celebração pelos 18 anos de ereção canônica da Paróquia Imaculada Conceição da Bem Aventurada Virgem

(Missa em Ação de Graças pelos 18 anos da Paróquia Imaculada Conceição da Bem Aventurada Virgem | Foto: Pascom Forania São Benedito)

Na última segunda-feira (27) a Paróquia Imaculada Conceição da Bem Aventurada Virgem, município de Bacabeira, celebrou com missa de Ação de Graças os 18 Anos de ereção canônica da Paróquia.

A celebração foi presidida pelo pároco, padre Luís Macedo, e concelebrada pelo diácono permanente que assiste a Paróquia, Diácono Desterro.

Além das19 comunidades que formam a Paróquia, estiveram presentes as expressões eclesiais que animam a vida na Igreja local.

Sobre a Paróquia

A paróquia tem seu nome em referência à devoção a Nossa Senhora da Conceição na cidade de Bacabeira (MA), ainda no século passado, quando o município ainda era apenas uma pequena Vila. Uma devoção tradicionalmente familiar das pessoas que ali residiam.

No dia 27 de fevereiro de 2005, foi elevada a paróquia, com o nome de Nossa Senhora da Conceição, pelo arcebispo dom Paulo Ponte. Tendo sido desmembrada da Paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, do município de Rosário, com quem faz limite, juntamente com a Paróquia da Boa Viagem, em São Luís, e a Paróquia Santa Rita de Cassia, município de Santa Rita.

Em 23/12/2008 a pedido do padre Orlando Cutrim, na época, pároco, foi alterado o nome da paróquia para paróquia Imaculada Conceição da Bem Aventurada Virgem. Atualmente, a Paróquia tem 19 comunidades, divididas em cinco Áreas Pastorais: Área Pastoral Nossa Senhora da Conceição, Área Pastoral de Todos os Santos, Área Pastoral Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora das Graças , Área Pastoral São Bartolomeu.

Durante esses 18 Anos de criação, a paróquia passou pela administração de três párocos: Padre Orlando Cutrim (2005-2015), padre Lindomar (2016- 2018) e o atual pároco, padre Luís Macedo, nomeado pároco em 2019.

Entre as Expressões Eclesiais que desenvolvem o trabalho missionário na Paróquia estão a Pastoral do Dizimo, Juventude, Pastoral Litúrgica, Pastoral Catequética, Coroinhas, Terço dos Homens, Legião de Maria e Apostolado da Oração. Além dos serviços de Ministros da Palavra, Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística e Ministros do Batismo.

*Texto produzido com informações da Pascom Forania São Benedito.

Veja as fotos da celebração nas redes sociais da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.