top of page

Celebração da Ceia do Senhor nesta Quinta-feira Santa (28) deu início ao Tríduo Pascal na Arquidiocese


(Dom Gilberto Pastana na realização do rito do Lava Pés | Foto: Rouberth Pimenta, Comunicação Shalom)

Durante a Semana Santa os católicos do mundo inteiro atualizam os últimos momentos da vida de Jesus, começando com sua chegada triunfante em Jerusalém, no Domingo de Ramos, passando pelo Tríduo Pascal e concluindo no Domingo da Ressurreição. Merece destaque, o Tríduo Pascal, por ser uma celebração que dura três dias e marca a instituição da Eucaristia, a instituição do sacerdócio, a Sexta-feira Santa - único dia em que não acontece Missa no mundo e tem seu encerramento na Vigília Pascal, onde os cristãos renovam suas promessas batismais.


Na Arquidiocese de São Luís do Maranhão, o arcebispo, dom Gilberto Pastana, presidiu a Celebração da Ceia do Senhor na Catedral de São Luís, onde deve celebrar todos os momentos do Tríduo, até a Missa de Páscoa, às 10h, no domingo (31).


(Dom Gilberto Pastana e fieis durante a celebração da Ceia do Senhor | Foto: Rouberth Pimenta, Comunicação Shalom e Antônio Mota Neto, Pascom Catedral)


Todas as paróquias na arquidiocese estão vivenciando estes dias de renovação de fé e a programação está disponível no site institucional e nas redes socais (clique aqui)


Tríduo Pascal - a celebração que dura três dias


A celebração do Tríduo Pascal atualiza os três últimos dias que antecedem o domingo da Ressurreição e passa pela Quinta-feira Santa, na instituição da Eucaristia, onde acontece o rito do Lava Pés e Jesus é entregue por Judas após a ceia com os apóstolos. Nesse dia, a celebração não tem a benção final do sacerdote, pois ela só encerará no sábado da Vigília Pascal. Todas as hóstias dos sacrários são reunidas em um espaço reservado para adoração dos fiéis. Em muitas paróquias os católicos se revezam em adoração até às 15h da sexta-feira.

O segundo dia, é a Sexta-feira Santa, onde os católicos celebram a Paixão do Senhor. Após ser entregue aos seus algozes e ter passado a madrugada sendo flagelado, Jesus morre na Cruz, às 15h, dando sua prova de amor ao Pai e pela humanidade. Neste dia, não há Missa em nenhum lugar no mundo, é dia de jejum e penitência e em muitos lugares acontece a oração da Via-Sacra e após a Celebração da Paixão do Senhor, a procissão do Senhor morto.


No Sábado Santo, último dia do Tríduo Pascal, acontece a Vigília de Páscoa, uma celebração rica em significado e a maior do ano. Nela, os fiéis renovam as promessas batismais e as nove leituras da noita, incluindo o Evangelho, resgatam toda a história da Salvação. Nesta Missa, os fíeis já podem desejar Feliz Páscoa e é solicitado que levem uma vela para o momento da renovação do batismo.






Kommentare


bottom of page