Capuchinhos em São Luís (MA) realizam missa em intenção ao venerável frei João Pedro


(Fotos: Roberta Viana)

Na última sexta-feira, 09/09, aconteceu na Igreja Nossa Senhora do Carmo, Centro, missa em louvor e ação de graças pelo título de venerável, concedido ao frei João Pedro de Sexto São João OFM.Cap, fundador das Irmãs Missionárias Capuchinhas de São Francisco de Assis do Brasil.


Frei João Pedro foi missionário no Brasil, desbravando no século XIX o Norte e Nordeste do País, tendo estado em missão na Arquidiocese de São Luís, quando a carência de padres era grande. Caso seja beatificado, entra na lista de membros capuchinhos que alcançaram as glórias do altar de Cristo, e entre os que passaram pelo Maranhão. Dentre eles, o Servo de Deus, Frei Alberto Beretta, irmão de Santa Gianna Beretta Molla.


A missa do dia 09 foi presidida pelo Frei José Nilton Leandro, ministro Provincial dos Capuchinhos do Maranhão, Pará e Amapá, e foi concelebrada pelos frades sacerdotes da Igreja do Carmo e alguns irmãos membros de outras Províncias Capuchinhas do Brasil.




Estiveram presentes as Irmãs Missionárias Capuchinhas e alguns leigos da Ordem Franciscana Secular (OFS) e do grupo missionário "Frei João Pedro". A celebração foi animada pelos frades pós noviços estudantes de filosofia da Vila dos Frades (Coroadinho), juntamente com o casal Oliveira Neto e Waldylene Oliveira.



Na homilia, o Ministro Provincial ressaltou algumas virtudes do Venerável frei João Pedro, exortando a todos os presentes a seguirem o seu exemplo de missionário intrépido e servo abnegado.


Ao final da celebração, as irmãs agradeceram a presença de todos. Foi uma bonita celebração que se insere no contexto das comemorações que estão sendo realizadas em todas as cidades onde as irmãs estão presentes. Venerável frei João Pedro, rogai por nós!


*Texto baseado em informações do Frei Gabriel Barbosa e do site Santos do Brasil.