top of page

Capuchinhos e Opus Dei em São Luís celebram veneráveis anunciados em decreto nesta quinta-feira (14)

Na manhã desta quinta-feira (14), o Prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos, Sua Eminência Reverendíssima Cardeal Marcello Semeraro, anunciou a promulgação de Decretos autorizado pelo Papa Francisco que dispunha sobre 8 novos beatos e 3 novos veneráveis para Igreja, tendo suas virtudes heróicas reconhecidas.


Entre os três veneráveis estão dois médicos, um leigo e um presbítero, Ernesto Cofiño, da Guatemala e Frei Alberto Beretta, italiano. O anúnco dos dois veneráveis deixou os frades capuchinhos maranhenses muito felizes, uma vez que a história do santos e entrelaça com este pedaço do Brasil.


À equipe do site da Arquidiocese, frei Joacy Fernandes, OFMCap, vice-postulador da causa de beatificação de frei Alberto Beretta, que mora em São Luís (MA), respondeu ao ser perguntado sobre o que se daria após a confirmação das virtudes heróicas do Servo de Deus Alberto Beretta:


"Agora precisamos de um milagre!", exclamou frei Joacy Fernandes, feliz e confiante quanto a santidade do frei italiano.

Já o Opus Dei, presente na Arquidiocese de São Luís do Maranhão através de supernumerário e cooperadores, também se manifestaram felizes com a notícia, uma vez que o venerável Ernesto Confiño integra o número de membros da Obra que estão a caminho dos altares.


Sobre o Frei Albeto Beretta, OFMCap



Frei Alberto Beretta foi um frade capucinho, missionário italiano, que morreu em Bergamo, no ano de 2001, mas passou os últimos anos de sua vida no Brasil, especificamente, no Maranhão, onde construiu o primeiro hospital da cidade de Grajaú (MA) e dedicou sua vida aos cuidados pelos pobres, dos índios e pelos que precisavam de assistência médica e espiritual.


Frei Alberto Beretta é irmão de santa Gianna Beretta Molla, médica pediatra que morreu por complicações pós-cirúrgicas, dando sua vida pelo nascimento da filha. Por esse motivo, é considerada uma das padroeiras do movimento pró-vida no Brasil.


Sobre Ernesto Cofiño


( Venerável Ernesto Cofiño |Foto: Site Opus Dei Brasil)

Considerado o pai da pediatria na Guatemala, doutor Ernesto Cofiño, foi membro do Opus Dei e dedicou sua vida pela causa das crianças carente, que faleceu no dia 17 de outubro de 1991. Sobre ele, o Opus Dei possui o documentário "Ernesto Cofiño. Todos podem ser santos", de minutagem 20'50", que narra a história de vida deste grande homem e futuro santo da Igreja, através de documentos históricos e relatos de pessoas que conviveram com Confiño.



Orações pela beatificação de frei Alberto Beretta e pelo venerável Ernesto Cofiño


Oração para pedir a beatificação de Frei Alberto Beretta


Ó Deus, eternamente atento aos mais pobres, com sabedoria conduzistes a vida do vosso servo obediente Frei Alberto Beretta e o enviastes ao Brasil para realizar na alegria de uma total disponibilidade as maravilhas do vosso amor de Pai. Depois, no mistério da vossa Providência, o chamastes novamente à Itália para estreitá-lo ainda mais à Cruz do vosso Filho Jesus para uma mais apaixonada colaboração no vosso plano de salvação. Concedei, compassivo, também a nós a alegria de servir-vos como Frei Alberto para podermos cantar por toda a eternidade o nosso obrigado. Amém.


Oração para pedir a intercessão do venerável Ernesto Cofiño


Deus Pai, fonte de todo bem, que enchestes de graças o vosso filho Ernesto, médico, para ser fiel servidor da vida que em Vós começa e só a Vós pertence, fazei que eu saiba também respeitar e promover o dom da vida e cumprir com generosidade os meus deveres de cada dia, por amor a Jesus Cristo e a todos os homens, meus irmãos. Dignai-Vos glorificar o vosso servo Ernesto e concedei-me por sua intercessão o favor que Vos peço... (peça-se). Ámen.

Pai nosso, Ave-Maria, Glória.


Compartilhe as causas alcançadas:


Frei Alberto Berretta

@sddfreialbertoberetta

Frei Joacy Fernandes, Vice-Postulador

Convento do Carmo – Frades Capuchinhos

Praça João Lisboa, 350 – Centro

66010-310 São Luís  -  MA

Tel.: (98) 991438563


Ernesto Cofiño

Prelazia do Opus Dei

Escritório para as Causas dos Santos na América Central, 5a. Avenida 4-20, Zona 14, Apartado Postal 111-A, Guatemala, C.A.



 

bottom of page