top of page

Campanha da Fraternidade 2024 é tema de sessão especial na Assembleia Legislativa do Maranhão

Na manhã desta quinta-feira (6), aconteceu na Assembleia Legislativa Estado do Maranhão (Alema), uma sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2024 (CF2024), que neste ano tem como tema “Fraternidade e Amizade Social, requerida pela presidente da casa, deputada Iracema Vale e pelo deputado Roberto Costa. Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional Nordeste 5, participou compondo a mesa da sessão especial, acompanhado de lideranças da Igreja Católica na Arquidiocese, padres de outras dioceses do Maranhão e assessores da CF2024 que trabalharam ministrando as oficinas nas paróquias.


Compuseram a mesa, além da presidente da Alema, deputada Iracema Vale, Helena Duailibe, secretária de Políticas Públicas para as Comunidades, padre Everaldo Araújo, vigário geral da arquidiocese, Eduardo Nicolau, procurador geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Maranhão, Kécio Rabelo, presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira (Maranhão).


A sessão especial contou ainda com a participação de deputados da casa que estavam presentes. Entre as lideranças católicas leigas estavam: Andrey Barreto, que coordenou a equipe de Animação do projeto missionário Corpus Christi 2024, Danilo Freitas, um dos coordenadores do Setor Juventude da Arquidiocese, Zenilda Bezerra, articulação das Pastorais Sociais do Regional Nordeste 5, Joana Sá, movimento Mães que Oram pelos Filhos, Regional Nordeste 5, Railda Costa, coordenadora arquidiocesana do Movimento das Mães que Oram pelos Filhos, Reginaldo Magalhães, Pastoral de animação Litúrgica do Regional Nordeste 5, Solange Brito, assessora da Campanha da Fraternidade 2024, Glécio Sandro, assessor da Campanha da Fraternidade 2024 e ainda, Lucas Monteiro, supernumerário da Prelazia Pessoal Opus Deus, que participa na arquidiocese da paróquia São Paulo Apóstolo.


Entre os domingos presbíteros presentes estavam o padre Antônio Elton Aguiar, pároco da paróquia São José do Periá, de Humberto de Campos e o padre James Teixeira, também de Humberto de Campos, frei Alessandro Rodrigues, OFMConv, paróquia São Francisco de Assis e ainda, alguns padres da diocese de Brejo: Padre Arnon Costa, da paróquia de Anajatuba, padre Mardonio Cabral, padre Isaque marques, São  Benedito do Rio Preto e padre Alberto  Luís, de Urbano Santos.


Dentro programação houve um momento de oração, onde os presentes rezaram a Oração da CF2024 e cantaram o hino da campanha, que foi executado pelo músico Gilmar Lemos, da paróquia São Francisco de Assis. No final da sessão os presentes rezaram uma Ave Maria em homenagem ao mês de maio recém concluído, mês dedicado a Nossa Senhora.



A Campanha da Fraternidade tem seu lançamento anual na Quarta-feira de Cinzas, início da Quaresma e encerra no final de semana do Domingo de Ramos, quando ocorre a coleta nacional, cuja arrecadação é destinada às dioceses e ao Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). O FNS ajuda instituições cadastradas a realizarem projetos relacionados aos temas sociais ligados à campanha.


Na arquidiocese de São Luís do Maranhão, as oficinas da Campanha da Fraternidade foram aplicadas entre os meses de janeiro e março, alcançando mais de 2300 pessoas, das 59 paróquias existentes.



Em sua fala, dom Gilberto pontuou sobre os problemas que o povo do Maranhão tem enfrentado e reforçou que os políticos, no exercício de seus deveres, podem exercer a amizade social fazendo com que se cumpram as políticas públicas para o bem de todos, olhando na figura de cada cidadão um irmãos e amigo.


(Dom Gilberto Pastana durante sua fala na sessão especial sobre a CF2024 na Alema | Foto: Ruan Balzac)

Comments


bottom of page