top of page

Campanha da Fraternidade 2023: ALEMA realiza sessão especial sobre a CF2023 nesta quarta-feira (12)


Nesta quarta-feira, 12, às 11h, na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) acontece sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema Fraternidade e Fome, e como lema "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16). Proposição feita pelo deputado Roberto Costa, que terá como painelista dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, e será transmitida pelo canal do YouTube da ALEMA e pelo canal da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


Estarão presentes na sessão coordenadores arquidiocesanos e membros das expressões eclesiais, além de fiéis que prestigiarão o momento.


Esta é a segunda vez que a Campanha da Fraternidade 2023 ganha sessão especial pelo poder legislativo. A primeira aconteceu no dia 31 de março, na Câmara Municipal de São Luís, e teve como painelista padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária e da Campanha da Fraternidade 2023.



Síntese da linha do tempo CF2023


Lançada oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas, em nível nacional, a Campanha da Fraternidade 2023 (CF2023) teve seu lançamento na Arquidiocese de São Luís do Maranhão nos dias 25 e 26 de março, na região insular e região continental, respectivamente. Na ocasião do lançamento em São Luís, foram arrecadadas mais de 2 toneladas de alimentos, que foram destinadas a três paróquias situadas em regiões de vulnerabilidade social: Paróquia Divino Espírito Santo, bairro Liberdade, paróquia Espírito Santo do Alto Timbira, bairro Alto Timbira, e paróquia Nossa senhora da Conceição, Coroadinho.


Pensada para ser executada durante a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, a CF tem seu momento final na Coleta Nacional Solidária, que acontece no Domingo de Ramos, início da Semana Santa e fim da Quaresma. Ela apresenta um tema central, geralmente ligado a algum problema social que reflete na vida cotidiana da sociedade, e a partir deste tema, propõe gestos concretos como sinal de conversão.


Neste ano, o tema escolhido foi Fraternidade e Fome, abordado pela terceira vez de maneira oficial, contudo, trata-se de um problema permanente para os que sofrem, sobretudo, os mais pobres.


Durante o período da CF2023, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou 40 oficinas, que aconteceram em nível paroquial, alcançando mais de 2500 lideranças locais, que refletiram e pensaram como, enquanto paróquia e enquanto indivíduo, de modo concreto, pode-se ajudar os que passam fome, nos 15 municípios que sediam as 57 paróquias e duas Quase Paróquias da Arquidiocese.



O que? Sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2023

Quando? 12 de abril de 2023, 11h

Local? Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), Cohafuma

Transmissão? Canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.


Comments


bottom of page