Nesta quarta-feira, 12, às 11h, na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) acontece sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como tema Fraternidade e Fome, e como lema "Dai-lhes vós mesmos de comer" (Mt 14,16). Proposição feita pelo deputado Roberto Costa, que terá como painelista dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, e será transmitida pelo canal do YouTube da ALEMA e pelo canal da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Estarão presentes na sessão coordenadores arquidiocesanos e membros das expressões eclesiais, além de fiéis que prestigiarão o momento.
Esta é a segunda vez que a Campanha da Fraternidade 2023 ganha sessão especial pelo poder legislativo. A primeira aconteceu no dia 31 de março, na Câmara Municipal de São Luís, e teve como painelista padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária e da Campanha da Fraternidade 2023.
Síntese da linha do tempo CF2023
Lançada oficialmente na Quarta-Feira de Cinzas, em nível nacional, a Campanha da Fraternidade 2023 (CF2023) teve seu lançamento na Arquidiocese de São Luís do Maranhão nos dias 25 e 26 de março, na região insular e região continental, respectivamente. Na ocasião do lançamento em São Luís, foram arrecadadas mais de 2 toneladas de alimentos, que foram destinadas a três paróquias situadas em regiões de vulnerabilidade social: Paróquia Divino Espírito Santo, bairro Liberdade, paróquia Espírito Santo do Alto Timbira, bairro Alto Timbira, e paróquia Nossa senhora da Conceição, Coroadinho.
Pensada para ser executada durante a Quaresma, período de preparação para a Páscoa, a CF tem seu momento final na Coleta Nacional Solidária, que acontece no Domingo de Ramos, início da Semana Santa e fim da Quaresma. Ela apresenta um tema central, geralmente ligado a algum problema social que reflete na vida cotidiana da sociedade, e a partir deste tema, propõe gestos concretos como sinal de conversão.
Neste ano, o tema escolhido foi Fraternidade e Fome, abordado pela terceira vez de maneira oficial, contudo, trata-se de um problema permanente para os que sofrem, sobretudo, os mais pobres.
Durante o período da CF2023, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão realizou 40 oficinas, que aconteceram em nível paroquial, alcançando mais de 2500 lideranças locais, que refletiram e pensaram como, enquanto paróquia e enquanto indivíduo, de modo concreto, pode-se ajudar os que passam fome, nos 15 municípios que sediam as 57 paróquias e duas Quase Paróquias da Arquidiocese.
O que? Sessão especial sobre a Campanha da Fraternidade 2023
Quando? 12 de abril de 2023, 11h
Local? Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), Cohafuma
Transmissão? Canal do YouTube da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.
Comments