Cúria Metropolitana e Museu de Arte Sacra do estado do Maranhão realizam Queimação de palhinha do Presépio nesta segunda-feira (8)

Na próxima segunda-feira (8), às 10h, a Cúria Metropolitana e o Museu de Arte Sacra do Estado do Maranhão, realizarão no Hall de entrada do Palácio Arquiepiscopal, Praça Dom Pedro II, SN, Centro, a tradicional Queimação de palhinha do Presépio, com presença de dom Gilberto Pastana, arcebispo da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e participação de servidores e colaboradores das duas instituições.

O rito consta de orações, canto da Ladainha de Nossa Senhora em Latim e o tradicional momento da queimação da murta.

BREVE HISTÓRIA DO PRESÉPIO

A palavra presépio refere-se ao local onde o gado é colocado ao ser recolhido, em outras palavras, refere-se ao curral. Também é utilizado em tempos de natal para referenciar o nascimento de Jesus, em Belém. Sua origem data o século XIII quando São Francisco de Assis em noite de natal fez uma pregação acerca do nascimento de Jesus e com autorização do papa decidiu montar um cenário, esse foi feito com a imagem do menino Jesus em um presépio de palha rodeado por um boi e um jumento vivos para tornar aquele momento tão importante também real. Tal encenação, que ocorreu em 1223, repercutiu fortemente em todo o território italiano e em pouco tempo as famílias europeias da nobreza já tinham um presépio montado em seus lares. O presépio, anos mais tarde, deixou de ser um monumento de alto custo e passou a ser fabricado também em plástico. Posteriormente, foram fabricados com peças soltas, facilitando assim a montagem de diferentes fatos ocorridos durante e pouco depois do nascimento de Jesus.

Montar um presépio em casa já é tradição entre as famílias católicas. É um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal. O presépio deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado no dia 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor.

O termo vem do latim PRAESAEPE, que significa estrebaria ou curral. A presença do Menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus representada na fragilidade de uma criança.

O presépio foi criado por São Francisco de Assis em 1223. Ele montou o primeiro presépio em uma gruta, na Itália. Na época, a Igreja não permitia a realização de representações litúrgicas nas paróquias, mas São Francisco pediu a dispensa da proibição, para relembrar ao povo a natividade de Jesus Cristo. O objetivo de São Francisco era facilitar a compreensão do nascimento de Jesus. No Brasil, a cena do presépio foi apresentada pela primeira vez aos índios e colonos portugueses em 1552, por iniciativa do padre José de Anchieta.