Círio 2023: Manto de Nossa Senhora de Nazaré é apresentado aos fiéis ludovicenses neste sábado (14)

(Manto 2023 de Nossa Senhora de Nazaré | Foto: Larissa Pinheiro, Pascom Santuário de Nazaré)

Na noite deste sábado (14), aconteceu a tradicional apresentação do manto de Nossa Senhora de Nazaré para o Círio. A apresentação aconteceu após a Missa da noite, que foi presidida pelo reitor do Santuário, padre Flávio Colins e concelebrada por outros padres da Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

Com a apresentação do manto, o Círio chega ao seu penúltimo dia de realização e encerra neste domingo (15), com Procissão Solene saindo da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Cohab, com destino ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, com Missa Campal que será presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão.

A celebração será transmitida pelo canal do YouTube da Arquidiocese e do Santuário.

A tradição do manto de Nossa Senhora

A cada ano uma família da comunidade do Cohatrac recebe a graça de ficar responsável pela confecção do manto de Nossa Senhora, que deve cobrir a imagem da Mãe de Deus até a próxima edição do Círio de Nazaré.

Neste ano, a família de Leydianne ficou responsável pela confecção da peça, que teve a autoria do estilista maranhense, que atualmente mora m São Paulo (SP), Rafael Mendes. Já a costura ficou por conta de Maria José Almeida Gomes e o broche foi doado pelo empresário Márcio Pinheiro, do Cohatrac.

Entenda a concepção do manto de Nossa Senhora de Nazaré 2023

*Texto da munição do manto 2023 fornecido pela Pastoral do Comunicação Santuário de Nazaré

A Virgem de Nazaré, com o seu “sim”, arrebata-nos e nos faz entender que os nossos planos podem até ser feitos, mas, a exemplo dela, jamais deixaremos de dizer: “faça tudo o que ele vos disser”. é o nosso sim que faz a diferença.

A família doadora do manto sabe exatamente que é o “sim” que transforma. Leydianne tem uma história de fé com Nossa Senhora de Nazaré.

Desde o ano de 2011, ela enfrenta problemas sérios de saúde. Já foram 10 cirurgias, sendo a última há 14 dias. Em seu relato, Leydianne diz que em uma das ocasiões, o médico disse que somente as orações poderiam fazê-la levantar. E foi nesse momento que sua mãe, Lourdimar, que integra a equipe de apoio do Círio, fez a promessa de doar o manto de Nossa Senhora de Nazaré.

E ela completa dizendo que Nossa Senhora de Nazaré, ajuda-a levantar todos os dias. Com seis comorbidades, aos olhos da medicina, ela não conseguiria exercer suas atividades. Mas Leydianne é fisioterapeuta pélvica, professora, doutoranda, com atuação em todas as Instituiçoes de Ensino de pós-graduação em São Luís. Como ela diz: “Sou um milagre vivo de Nossa Senhora de Nazaré”!

À família doadora do manto, a nossa gratidão rogando a Deus. com a intercessão da Virgem de Nazaré, por tantas graças alcançadas.

A confecção foi do figurinista maranhense, Rafael Mendes, que atualmente mora em São Paulo (SP). A costura do manto é de Maria José Almeida Gomes. Aos dois, agradecemos o trabalho voluntário, pedindo a Nossa Senhora de Nazaré que continue lhes abençoando.

O manto oficial do Círio de Nazaré 2023, é um jardim. Com flores e borboletas em sua base, traz o colorido da natureza, a exuberância das riquezas naturais que recebemos.

Nas costas do manto, bordado o Espírito Santo, representando a Graça que pousou sobre Maria. O “sim” dela é exemplo para nos fazer seguir em nossas missões, em nossas caminhadas. Traz ainda a bíblia, bordada, com as inscrições Alfa e Ômega, Princípio e Fim, simbolizando a sabedoria que habitou na casa de Nazaré. E completando a costa, nove estrelas, retratando as virtudes da Virgem de Nazaré: humildade, paciência, caridade, fé, pureza, obediência, espírito de oração, pobreza e gratidão a Deus.

O broche que fecha o manto traz a sagrada família, cujo exemplo de fé em deus, nos deve servir de modelo de vida. A peça foi uma doação do empresário Márcio Pinheiro, da empresa graffias, do Cohatrac, a quem também agradecemos.

O manto foi confeccionado com mantas em acrigel, metais banhados em folhas de ouro, peças polidas em aço cirúrgico, pedras polidas nacionais, cristais e pontos de luz bordados em vidrilhos, além de strass boreal.

Que a exemplo de Maria possamos sempre dizer “sim” ao projeto de Deus e que seguindo o modelo da Família de Nazaré, possamos nós também crescermos em sabedoria e Graça.

Recebamos com muita alegria, o manto oficial do Círio de Nazaré 2023.