O brasileiro de Adamantina (SP), dom Cristiano Guilherme Borro Barbosa, foi nomeado pelo Papa Francisco bispo auxiliar da Arquidiocese de Boston. A nomeação foi anunciada neste sábado (9), pela Santa Sé.
Dom Cristiano Guilherme, 47 anos, foi ordenado padre pela Diocese de Bauru em 22 de dezembro de 2007 e incardinado pela Arquidiocese de Boston em 2021.
Papa Francisco o nomeou bispo auxiliar da Arquidiocese Metropolitana de Boston (EUA). Até então, o clérigo era membro da mesma Arquidiocese e exercia a função de vigário episcopal para a região central e secretário para a Evangelização, atribuindo-lhe a Sé titular de Membressa.
Sobre som Cristiano Borro Barbosa
Nascido no dia 11 de outubro de 1976, dom Cristiano Guilherme é filho de Adamantina (SP), Diocese de Marília. É graduado em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru e cursou a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte, obtendo o título de Mestre em Psicologia.
Foi ordenado presbítero pela Diocese de Bauru, no dia 22 de dezembro de 2007 e incardinado pela Arquidiocese de Boston em 2021.
Em sua trajetória de vida foi:
Capelão da comunidade luso-brasileira na Arquidiocese de Boston (2008-2019);
Vigário paroquial da Saint Anthony of Padua e da Saint Francis of Assisi em Cambridge (2019);
Tem Licenciatura e Doutorado em Teologia pelo Boston College;
Vigário paroquial da Holy Family, dell’Immaculate Conception e da Saint Anthony of Padua em Lowell (2019-2020);
Membro do corpo docente do Pope John XXIII National Seminary em Weston e do Saint John Seminary em Brighton (2020-2023);
Desde 2023 é vigário episcopal da região central e secretário para a Evangelização.
Kommentare