Em vídeo depoimento gravado para as redes sociais do Regional Nordeste 5, dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão e presidente do Regional, destaca a importância da primeira reunião do Conselho Episcopal NE5, neste ano de 2024.
O encontro aconteceu na casa de retiro das Irmãs de São José Jacinto, no Filipinho e reuniu 10 dos 12 bispos do Maranhão. Por motivos de saúde, dois epíscopos faltaram nesta reunião, dom Armando Gutiérrez, da Diocese de Bacabal e dom Elio Rama, da diocese de Pinheiro.
(Privativa do Regional Nordeste 5, primeiro semestre | Foto: Ednaldo Soares, Ascom ArquiSlz)
Em sua fala, dom Gilberto ressaltou que a partilha e a comunhão são pontos importantes para os bispos na Privativa, uma vez que o que os une é a missão e a comunhão.
O Presidente do Regional NE5, disse ainda que é na análise de conjuntura - um dos momentos mais importantes nas Privativas dos bispos - que eles podem partilhar, por exemplo, a realidade objetiva e concreta em que vivem.
Neste ano, a primeira reunião trouxe questões como o estado de pobreza em que vivem muitas cidades e vilarejos do Maranhão, a violência no campo, sobretudo contra os indígenas e a situação da desordem nos centros urbanos.
(Privativa do Regional Nordeste 5, primeiro semestre | Foto: Ednaldo Soares, Ascom ArquiSlz)
Uma vez concluída a Privativa, os bispos devem seguir os trabalhos em suas respectivas diocese e na Arquidiocese, levando em consideração as partilhas e pontos discutidos entre eles. O que deve ajudar diretamente no trabalho de execução dos seus planos pastorais e da vida eclesial nas Diocese do Maranhão.
Acompanhe o que acontece na Igreja do Maranhão pelo site e redes sociais do Regional Nordeste 5.
Site Regional Nordeste 5: https://www.cnbbne5.org/
Instagram Regional Nordeste 5: https://www.instagram.com/cnbbne5/
Comments