Na manhã desta quarta-feira (30), no Auditório Dom Geraldo Dantas, na Cúria Metropolitana, aconteceu a benção da imagem de São Luís, Rei de França, padroeiro da Arquidiocese de São Luís do Maranhão e da capital maranhense.
A criação e modelagem da imagem foi realizada pelo Ateliê Domus, empresa com experiência na produção de imagens religiosas, tendo como um dos trabalhos recentes, a imagem de São João Paulo II, entronizada solenemente no último dia 22 de outubro, na Igreja Santo Antônio, Centro Histórico de São Luís.
A Arquidiocese de São Luís do Maranhão ainda não possui uma paróquia dedicada ao santo francês, mas possui comunidades paroquiais, que celebram São Luís, no mês de agosto, período de sua memória litúrgica - 25 de agosto. São Luís foi um grande exemplo de pai, político, jurista e monarca católico, que dedicou sua vida no serviço aos irmãos, sobretudo os mais pobres, por amor a Deus.
O rito da benção foi ministrado pelo arcebispo, dom Gilberto Pastana de Oliveira e contou com a presença de dom Xavier Gilles de Maupeou d’Ableiges, bispo emérito da Diocese de Viana, missionário francês Fidei Donum, que mora no Brasil desde a década de 1960, logo após sua ordenação presbiteral, periódico em que adotou o Maranhão como sua terra.
A benção aconteceu após a Missa com os colaboradores da Cúria e da Catedral, e contou com a presença do padre Jadson Borba e Silva, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária, padre André Luís Martins, vice-Chanceler e vigário judicial do Tribunal Eclesiástico do Regional Nordeste 5, e diácono José Ribamar Castro, Juiz instrutor da Câmara Eclesiástica.
O ecônomo da Arquidiocese, Luca Bianucci e todos os setores da Cúria Metropolitana estiverem presentes no momento.
A imagem ficará exposta no Palácio Arquiepiscopal, no gabinete de dom Gilberto Pastana.
Comments