Audiência com o Papa marca o 4º dia de Ad Limina e 1 ano de nomeação de dom Gilberto como arcebispo


(foto: @vaticanmedia)


No dia em que completou um ano de sua nomeação como arcebispo de São Luís do Maranhão pelo Papa, dom Gilberto Pastana tem audiência com o Santo Padre durante visita Ad Limina dos bispos do Regional Nordeste 5 (Igreja do Maranhão).


Em mais de duas horas de audiência, o Santo Padre conversou com cada um dos bispos e deu uma palavra fraterna, após ouvir sobre suas realidades.


"Foi um encontro no verdadeiro sentido da Palavra. Um encontro do Apóstolo Pedro, com os demais apóstolos. Falamos de nossa pastoral, dos nossos desafios e o Papa ouviu a cada um, e para cada um ele tinha uma palavra de consolo...o Papa foi de uma franqueza, amizade e solidariedade tamanha. Ele sempre nos convida e sempre nos ajuda a sermos melhores pastores em nossas dioceses e Arquidiocese", testemunha dom Gilberto.

No site do Vaticano, o veículo falou da audiência dos bispos do Maranhão com o Papa Francisco, onde o Pontífice tratou sobre a problemática dos índígenas e a necessidade da Igreja auxiliar estas questões.


Tradicional entrega de presentes dos Bispos ao Santo Padre

O Presidente do Regional NE 5, dom Sebastião Bandeira, bispo de Coroatá, entregou um quadro do Papa Francisco, pintado em azulejos, em lembrança à capital maranhense, Cidade dos Azulejos.


Dom Gilberto também entregou ao Santo Padre um presente, uma imagem de Nossa Senhora da Vitória e um quadro de azulejo de São Luís (MA).



Visita ao Dicastério de Comunicação


No dia anterior à audiência, quarta-feira, 01/06, os bispos visitam o Dicastério da Comunicação, instância da Igreja Católica responsável pela mídia do Vaticano. Dom Gilberto é o bispo referencial do Regional NE 5 para a comunicação e a visita ao dicastério certamente será de grande repercussão e importância ao seu governo em São Luís.




No mesmo dia (01/06), em entrevista para a correspondente da TV Rede Vida Brasil, dom Gilberto foi registrado pela jornalista Julianna Ferreira, que marcou o epíscopo em sua rede social de fotos, falando da coincidência feliz das datas de nomeação de dom Gilberto e de sua audiência com o Santo Padre, justamente no dia 02 de junho de 2021.


A Arquidiocese de São Luís do Maranhão ficou vacante pelo mesmo período que a Arquidiocese de Santa Maria (RS), onde os dois bispos eméritos (na época titulares), dom José Belisário (MA) e dom Hélio Rubert (RS), renunciaram na mesma data. Da mesma forma, tanto a nomeação do Arcebispo e Santa Maria, quanto o Arcebispo de São Luís do Maranhão, foram anunciadas no mesmo dia, onde o Santo Padre nomeou dom Gilberto Pastana (MA) e dom Leomar (RS).


Os bispos ainda cumprem agenda da visita Ad Limina até o dia 04/06.