• Secom

Arquidiocese lança oficialmente CF 2020




A Arquidiocese de São Luís realizou na tarde deste sábado (29), na Sede da Renovação Carismática, no bairro do Angelim, em São Luís, o lançamento oficial da Campanha da Fraternidade 2020. O evento começou com a concentração às 14h30, e ás 15h teve início as apresentações de bandas católicas convidadas.


Com o tema deste ano “Fraternidade e Vida: dom e compromisso”, convida-nos a olhar de modo mais atento e detalhado para a vida. A Campanha da Fraternidade é o modo o qual a Igreja no Brasil busca envolver a todos com ações pastorais em todo o país. Ela é marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade. A Igreja do Brasil trouxe como referência o símbolo de compaixão e misericórdia, Santa Dulce dos Pobres, canonizada no dia 13 de outubro de 2019.


A solenidade contou com a presença de diversas caravanas de algumas foranias da Arquidiocese, como Luís Almeida, da forania Nossa Senhora de Nazaré, que ficou super feliz com o tema deste ano, já que participa anualmente " tema ótimo, superou as minhas expectativas". disse


O evento também contou com a presença efetiva das pastorais e autoridades locais. O coordenador arquidiocesano da Pastoral Familiar, Arimatéia Conceição, ressalta a importância do tema desse ano da CF " Um tema muito importante porque traz a tona essa reflexão a nível da sociedade sobre a valorização da vida, a defesa da vida. A CF 2020 faz uma chamada para que a gente repense os nossos atos, as nossas posturas e procure valorizar de fato a nossa vida", afirmou.


Padre Luís Carlos Macedo, coordenador de Campanhas, afirmou que a equipe arquidiocesana trabalhou em várias formações em diversas foranias da arquidiocese, e a nível do regional nordeste 5 para que a proposta da CF 2020, fosse acolhida por todos. Padre Crizantonio da Conceição, coordenador arquidiocesano de Pastorais, declarou que todos deveriam colocar em prática, tudo que a Igreja pede nessa Quaresma e a CF 2020 " deveríamos entender como um chamado a serviço da evangelização", disse.


Dom José Belisário da Silva, arcebispo metropolitano de São Luís, em fala, fez uma reflexão sobre a Quaresma, "viver a Quaresma hoje é viver a Campanha da Fraternidade", pontuou sobre a Irmã Dulce que se colocava diante do sofrimento humano, sendo uma pessoa diferenciada e iluminada e reiterou sobre a temática da CF, " temos que ter um olhar de atenção, de que maneira nos olhamos o sofrimento humano. Neste sentido os meios de comunicação são muito importantes , em dar um olhar mais humano ao próximo. O olhar do bom samaritano, o sentir, o compadecer, o cuidado. Um olhar de respeito, de amizade e de empatia''. Declarou.



Cronograma


A abertura nacional da CF aconteceu no dia 26 de fevereiro, na Secretaria Executiva de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Já na Arquidiocese de São Luís, serão realizadas ainda mais duas aberturas, esta no dia 29 de fevereiro e 1º de março, na Forania São Benedito, no continente.


A equipe arquidiocesana de campanhas organizou um cronograma de formações nas foranias da Arquidiocese de São Luís: São Luís Rei de França (18/01); São Benedito/Região do Munim (18/01); Nossa Senhora de Nazaré (25/01), Santos Anjos da Guarda (25/01), São José de Ribamar (25/01); São Cristóvão-Setor 1 (08/02); São Francisco e Santa Clara (08/02); São Benedito-Região dos Lençóis (08/02), Nossa Senhora da Vitória (08/02); São Cristóvão-Setor 2 (09/02); Nossa Senhora da Conceição (15/02); São Judas Tadeu (15/02); e São Benedito-Região Itapecuru (15/02), além da Paulinas Livraria (01/02). No dia 26 de fevereiro, o arcebispo de São Luís, dom José Belisário, concederá entrevista coletiva, no Seminário Santo Antônio, a partir das 14h. Nas paróquias e foranias, a Campanha da Fraternidade 2020 começará no dia 1º de março e se estenderá até o Domingo de Ramos.


#CF2020

#ArquidioceseSLZ





0 visualização