Arquidiocese divulgará horários e locais de Missas nas Igrejas e cemitérios para Finados

(Cemitério do Gavião, Dia de oração pelos fiéis defuntos, 2022 | Foto: Virgínia Diniz, Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Com a proximidade do Dia de Oração pelos Fiéis Defuntos, dia 2 de novembro, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão divulgará a lista dos locais e horários das celebrações, nos 15 municípios que compõem a Arquidiocese, que realizarão Missas nas Igrejas e nos cemitérios.

A data para os católicos não é um feriado ou dia para se descansar e agendar um lazer com os amigos, é um dia de oração e penitência pelos que já morreram e dependem da caridade dos vivos para chegarem ao Céu.

Grande é o número de fiéis que têm voltado, após o final da pandemia, a visitarem as sepulturas no dia 2 de novembro e participado das Missas, tanto nos cemitérios quanto nas Igrejas. Pensando nisso, a Arquidiocese de São Luís do Maranhão tem organizado desde o ano passado (2022), a lista dos lugares e horários em que acontecerão celebrações com esta intenção.

Os horários são fornecidos pelas próprias paróquias, através das secretárias, párocos e pessoas responsáveis pela animação litúrgica. A divulgação da programação acontecerá no dia 1º de novembro, através das mídias oficiais da Arquidiocese.

Como acontece a checagem de dados

As paróquias receberam, por meio das secretárias, um link de formulário com solicitação de informações sobre os horários de Missa (Matriz e nas capelas) da paróquia. O formulário também contém solicitação de informações das paróquias que realizam missas nos cemitérios . O prazo de preenchimento do formulário aconteceu de 16 a 20 de outubro.

Após este período, começa a produção do material de divulgação da programação para o dia 2 de novembro. Esta produção será feita em duas etapas: 1ª etapa, checagem de informações, que acontecerá de 25 a 27 de outubro. E 2ª etapa, produção do material, 30 e 31 de outubro.

Os horários e locais serão divulgados, após confirmação com as paróquias, no dia 1º de novembro.