Arquidiocese de São Paulo celebra os 70 anos da Catedral e 470 anos da capital paulista

(Catedral da Sé, no centro de São Paulo |Foto:Reprodução,Arquidiocese de São Paulo)

Nesta quinta-feira (25), a Arquidiocese de São Paulo, uma das 45 circunscrições eclesiástica do Brasil, celebra 70 anos de fundação da Catedral Metropolitana, dedicada a Nossa Senhora da Assunção. A Catedral da Sé, como é popularmente conhecida, foi inaugurada no dia em que a cidade de São Paulo comemorava quatro séculos de existência.

Considerada o quarto maior templo neogótico do mundo, além de ser a Catedral da maior metrópole da América Latina, a Catedral Nossa Senhora da Assunção teve o início de sua construção no ano de 1923, com previsão de ser concluída em 1922, período do centenário da Independência do Brasil. Porém, sua inauguração se deu no dia 25 de janeiro de 1954.

Sua construção imponente de 111 metros de cumprimento, 46 metros de largura e 65 metros de altura e torres de 70 metros, guarda elementos arquitetônicos e históricos de grande valor, como a sua cúpula de estilo renascentista, com mobiliário, esculturas e mosaico vindos de navio da Itália e ainda, a cripta, onde estão enterrados os bispos da Arquidiocese, incluindo dom Paulo Evaristo Arns, 5º arcebispo de São Paulo e 3º cardeal do Brasil.

Vale a pena visitar o site do jornal O São Paulo e ler a matéria comemorativa sobre o aniversário da Catedral, escrito pelo jornalista Fernando Genorazzo.

Um pouco da Sé e a Cidade de São Paulo

Fundada no dia 25 de janeiro de 1554, a cidade que leva o nome do grande apóstolo São Paulo, nasceu a partir da construção de um colégio Jesuíta. Por isso, o nome da capital também remete aos traços que a Igreja deixa como marca na sociedade paulistana.

A Catedral Nossa Senhora da Assunção integra o número de construções e espaços que foram sendo criados, com o decorrer dos anos, sempre inaugurados no dia da fundação da cidade, na festa da conversão de São Paulo: o monumento às Bandeiras (há 71 anos), o Mercado Municipal (91 anos), OCA do Parque Ibirapuera (70 anos), o Palácio 9 de julho, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), há 56 anos, Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão (há 53 anos), a Praça Roosevelt (56 anos) e a icônica Universidade de São Paulo (USP), há 90 anos.