Arquidiocese de São Luís do Maranhão manifesta solidariedade ao povo gaúcho e convida fiéis à ajudarem na Campanha do Regional Sul 3

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral da arquidiocese de São Luís do Maranhão, emitiu nota de solidariedade ao povo gaúcho, na tarde deste sábado (4), por ocasião do estado de calamidade pública decretado nesta semana em decorrência das chuvas e enchentes que atingem a região.

A nota escrita durante 1ª Reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral, que aconteceu na Faculdade Católica do Maranhão e reuniu as lideranças da Igreja. Além de manifestar solidariedade, a nota pontua o pedido de dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, presidente do Regional Nordeste 5 e presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, que solicita aos fiéis orações pelos irmãos do Rio Grande do Sul durante as Missas deste final de semana (4 e 5 de maio) e pede a todos que contribuam com a campanha convocada pelo Regional Sul 3.

Sobre a situação do Rio Grande do Sul

Nesta semana, após ser decretado estado de calamidade pública em todo o estadodo Rio Grande do Sul, dom Leonardo Brustolin, arcebispo de Santa Maria, presidente do Regional Sul 3 e da Comissão Espiscopal Bíblico-Catequética, convocou uma campanha de doações pelas vítimas da catástrofe climática que afeta o estado.

A imprensa divulgou que 134 municípios foram atingidos e entre esses, um dos mais graves é o município de Santa Maria, localizado no coração do Rio Grande do Sul, cidade de dom Leomar.

Leia abaixo a mota na íntegra, que também está disponível nas redes sociais da Arquidiocese.

NOTA DE SOLIDARIEDADE AO POVO GAÚCHO

“Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8)

Irmãos e irmãs,

A Arquidiocese de São Luís do Maranhão, reunida em Conselho Arquidiocesano de Pastoral, neste momento de tristeza e desolação enfrentado pelo estado do Rio Grande do Sul, devido às consequências da crise climática e das enchentes, vem através desta expressar nossa solidariedade, amizade e compaixão com todos os irmãos gaúchos.

As imagens que chegam até nós são profundamente marcadas pela destruição, perda, sofrimento e nos enchem de dor e pesar. Com vocês, também choramos por tantas perdas e, ao mesmo tempo, esperançamos em unir forças e mostrar a solidariedade, a fim de sermos luzes em meio à escuridão.

Esperança (spes) significa confiança em algo positivo. O papa Francisco, na Laudato Si, afirma que o “Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor”.

Nós, irmãos e irmãs, somos o projeto de amor do Criador. Por isso mesmo, Ele jamais nos abandona diante dos momentos difíceis que passamos e nos ensina que juntos podemos reconstruir o que foi perdido, acolher aqueles que mais precisam e trabalhar incansavelmente para prevenir futuras tragédias; isto é ESPERANÇA, isto é confiança em algo positivo.

Em tempos difíceis alimentamos a esperança com a oração e com gestos concretos. De nossa parte, movidos de compaixão, motivamos em nossa Igreja local o pedido de oração, para que em todas as paróquias, neste final de semana, 4 e 5 de maio, sejam incluídas nas preces das Missas e celebrações o pedido pelo Estado do Rio Grande do Sul. E, como gesto concreto, convocamos as paróquias a aderirem à campanha de arrecadação feita pelo regional Sul 3.

Com essas motivações, elevamos uma súplica aos céus, pedindo a intercessão de Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, para que todo esse momento de tristeza cesse, e que a fé, a esperança e a solidariedade guiem nossos corações neste momento de adversidade.

Certos da infinita Misericórdia de Deus, as nossas orações e apoio.

São Luís (MA), 4 de maio de 2024

Conselho Arquidiocesano de Pastoral