Arquidiocese de São Luís do Maranhão dá início oficial à preparação para Corpus Christi 2023

(Dom Gilberto, padre Jadson Borba, coordenadores da Solenidade de Corpus Christi com equipe serviço da Solenidade | Foto: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Em reunião com a Equipe de Serviço que organizará a Solenidade de Corpus Christi, dom Gilberto Pastana dá início a programação da Solenidade para o ano de 2023. A reunião aconteceu na igreja São Maximiliano Kolbe, Vinhais, e reuniu mais de 50 lideranças, entre eles padres e leigos.

"A Solenidade de Corpus Christi envolve todos os católicos da Arquidiocese. É bonito ver aqui (nessa primeira reunião em preparação) as expressões eclesiais. Isso é Igreja! É caminharmos juntos dentro desse processo de sinodalidade", expressou feliz dom Gilberto Pastana, e concluiu como que convocando todos os católicos:

(Dom Gilberto Pastana, Arcebispo de São Luís do Maranhão durante reunião de Corpus Christi)

"A partir de agora nós iniciamos a Solenidade de Corpus Christi 2023!".

A reunião foi realizada com as seis equipes centrais responsáveis pela realização da Festa, reuniu 50 participantes, e foi conduzida pelo arcebispo, dom Gilberto Pastana, e pelo padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária, que esta à frente dos trabalhos.

O número de integrantes dessa Equipe Organizadora deve aumentar, haja vista estar sendo a primeira reunião de outras que acontecerão até a Solenidade, no dia 8 de junho.

(Padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária )

"As equipes estão sendo formadas por pessoas escolhidas a partir do perfil que apresentam. Por isso, todos já possuem um trabalho em suas respectivas paróquias, e foram chamados por se acreditar que somarão para fazermos um bom trabalho!", explicou padre Jadson Borba aos presentes.

Durante a reunião as equipes realizaram trabalhos em grupo, cada grupo formado por uma respectiva equipe central, onde os participantes falaram sobre suas tarefas, e como poderiam melhorar as ações desse ano.

As considerações feitas por cada grupo, devem servir de apoio para a organização do projeto central a ser desenvolvido.

A Solenidade de Corpus Christi na Arquidiocese de São Luís do Maranhão

(Corpus Christi 2022)

Momento litúrgico que acontece na primeira quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade, a Solenidade de Corpus Christi é a Festa da Eucaristia, e por isso, considerada pelos católicos como a Festa da Unidade. Onde todos se tornam um no Corpo de Cristo.

Desde que tomou posse como Arcebispo de São Luís do Maranhão, em 2021, dom Gilberto Pastana encontrou a Arquidiocese em um momento de restrições severas pela pandemia, com arrefecimento e diminuição da participação dos católicos na Festa. O motivo se deu pelas restrições feitas devido as medidas sanitárias, que não permitiam a aglomeração de fieis em Festas litúrgicas com participação tão expressiva, como é o caso da Solenidade de Corpus Christi.

Em 2022, com o arrefecimento da pandemia, e a flexibilização das medidas restritivas, a Solenidade voltou a acontecer em modo aberto ao público e reuniu mais de oito mil fiéis no Estádio Municipal Nhozinho Santos. Com retorno da tradicional Procissão pelas ruas do centro de São Luís, e a Benção solene com o Santíssimo Sacramento na Catedral.

Entre os oito mil participantes, estavam os 67 ônibus fretados de diversos lugares da Arquidiocese, e ainda, os fieis que acompanharam pelos meios de comunicação católicos oficiais.

Nesse ano, ainda sem tema divulgado, a equipe de organização da programação da Solenidade, pretende melhorar os pontos que foram apresentados como deficientes na avaliação feita em 2022, e investir nos quesitos que obtiveram uma boa avaliação. Com isso, esperam aumentar em 50% o número de participantes no dia da Solenidade.

Uma vez dada a largada para Corpus Christi 2023, nessa quarta-feira (18), os próximos passos devem ser o anúncio do tema, da arte e do projeto para a Solenidade. Anúncios que devem ser divulgados em breve pelos meios de comunicação da Arquidiocese.

E viva a Festa da Unidade!