top of page

Arquidiocese de São Luís do Maranhão celebrou nesta quinta-feira (30) Missa dos Santos Óleos


(Dom Gilberto e padres da Arquidiocese de São Luís do Maranhão durante Missa dos Santos Óleos | Foto: Ascom ArquiSlz)

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (30), na Catedral Nossa Senhora da Vitória, Centro de São Luís, a Missa dos Santos Óleos - Missa da Unidade, presidida por dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís do Maranhão, e concelebrada por dom Xavier Gilles, bispo emérito da Diocese de Viana, residente em São Luís, e todos os padres que moram no território da Arquidiocese. Na ocasião, também são abençoados os óleos usados durante o ano para os sacramentos do Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos, por isso o nome Missa dos Santos Óleos.



Além de Missa dos Santos Óleos e Missa da Unidade, esta celebração também é chamada Missa do Crisma, e deve ser concelebrada pelos presbíteros e epíscopos na igreja Catedral das Arquidioceses. Os padres são homens que foram constituídos, na "Última Ceia", "Servos do Mistério", e é na celebração da Santa Missa que realizam a unidade do seu sacerdócio com Jesus Cristo, o único Grande Sacerdote.


Entre os padres que moram na Arquidiocese de São Luís do Maranhão que renovaram os votos, estão os presbíteros que se ordenaram em novembro do ano passado. Ao todo foram quatro, um deles, porém, padre Ramon Henrique, mudou há menos de dois meses para Guajará-Mirim (RO), onde está em missão.


Padre Ramon Henrique renovou os votos dele na quinta-feira da 4ª semana da Quaresma, uma semana antes da missa de renovação na Arquidiocese.


(Padre Ramon Henrique renovando as promessas presbiterais em Guajará-Mirim (RO) | Foto: Arquivo pessoal)

Sobre a primeira renovação presbiteral feita em um contexto de missão, padre Ramon relata:


"Foi um momento emocionante de fazer memória daquele dia 12 de novembro de 2022. Quando fui instituído presbítero com mais três irmãos, padre Brayan, padre Lucas e padre Manoel, pela imposição das mãos de Dom Gilberto e da oração da Igreja. Nunca imaginei como padre novo fazer a renovação das promessas sacerdotais em uma realidade eclesial e geográfica totalmente diferente com inúmeros desafios missionários", testemunhou o jovem presbítero, ordenado há menos de seis meses.

Em sua homilia, dom Gilberto explanou a importância do óleo da unção na vida presbiteral, e de como a Missa dos Santos Óleos representa para os presbíteros e para os fieis, por consequência, caminho de anúncio da Boa Nova e consagração à missão que Cristo confia a cada batizado.



"O conceito de sacerdócio implica no de consagração, cujo sinal exterior é a unção com o óleo santo. Por isso a Igreja continua a consagrar os óleos que servirão para assinalar a fronte dos seus membros. Na nova e eterna aliança tudo tem valor porque tudo procede do Ungido por excelência, Jesus Cristo...Consagrado com a missão de anunciar a Boa Nova aos pobres, isto é, evangelizar, Jesus nos ensina o que significa esta ação, que representa levar às pessoas, especialmente aos pobres, a assumirem como próprios os valores do Evangelho, e a viverem de acordo com esses valores", reforçou em sua homilia dom Gilberto.

Neste dia, também, é comum a presença dos diáconos permanentes, enquanto membros do clero, dos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística (MESCE), além dos catequistas, responsáveis pela formação dos fiéis que se preparam para receber os Sacramentos do Batismo, do Crisma e da Primeira Eucaristia.



Para Graça Lessa, membro da equipe arquidiocesana da Pastoral Catequética e catequista de Crisma na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Cohab, o momento foi de grande significado para os que recebem a missão de formar os que se preparam para receber os sacramentos.


"A missa foi um momento de testemunhar a unidade do Arcebispo dom Gilberto Pastana com seu clero e como catequista, participar da missa em que são abençoados os óleos dos catecúmenos, da Unção dos enfermos e a consagração do óleo do Santo Crisma é testemunhar o que transmitimos na catequese, como cristãos que somos, ungidos no Cristo pelo batismo e confirmados na crisma e, assim fazemos parte de seu corpo, que é a Igreja", enfatizou Graça Lessa.

Graça Lessa é ainda membro da Comissão Pastoral para Animação Bíblico-Catequética (CPABC) da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, onde integra a comissão de comunicação.


(Graça Lessa auxiliando na preparação dos vidros das paróquias com os Santos Óleos | Foto: Pastoral Catequética)

A Missa dos Santos vem sendo organizada desde janeiro pela Pastoral Litúrgica da Arquidiocese de São Luís do Maranhão. A equipe pensou nos detalhes da celebração, e envolveu todas as Foranias da Arquidiocese nos preparativos.


Na celebração, o arcebispo consagra os óleos, que serão entregues para cada paróquia da Arquidiocese. Após o momento da consagração dos Óleos Santos, uma equipe preenche os recipientes que começam a ser entregues dias antes da celebração. Uma vez preenchidos, acontece o momento da entrega dos fracos para cada pároco de cada uma das respectivas paróquias da Arquidiocese.


Este é um momento onde muitos fieis testemunham a alegria de estarem na Missa dos Santos Óleos. Renata Mouchereck, membro da Forania Nossa Senhora da Vitória, Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Centro, também falou sobre o que significou o momento para sua caminhada de batizada.


"Participar dessa Missa dos Santos Óleos na Catedral, que é a igreja-mãe da diocese, foi um momento importante de comunhão e unidade para todos os padres e nós fiéis da diocese, que se reúnem em torno do bispo para renovar suas promessas e compromissos", confirmou Renata.

Outro testemunho emocionado foi o da radialista Adriana Duarte, participante da Renovação Carismática Católica (RCC), grupo de oração Fonte de Água Viva, Paróquia São João Batista de Vinhais Velho. Há alguns anos sem participar da Missa dos Santos Óleos, Adriana partilhou com que a riqueza de significados é o que torna a celebração ainda mais bonita.


"Foi emocionante poder participar da missa dos santos óleos, devido nossa rotina diária, as vezes não conseguimos participar desta celebração. No meu caso, há mais de 3 anos não participava dela. Esta missa tão cheia de significado que demonstra claramente a unidade da Igreja, reunindo os presbíteros e diáconos da Arquidiocese com nosso Bispo, religiosos, leigos".

Quem desejar rever os momentos da liturgia celebrada na Arquidiocese de São Luís do maranhão durante a Missa dos Santos Óleos, pode acessar o vídeo de transmissão da missa, disponível no canal do YouTube da Arquidiocese.











bottom of page