Teve início nesta sexta-feira,(08), a trigésima Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, na casa de Retiro Oásis, localizada no bairro da Aurora, São Luís. o tema central da assembleia é, " Vão com a força do Espírito Santo e sejam minhas testemunhas" ( Ar 1, 8), tema do Ano Missionário Arquidiocesano, que será realizado em 2020 na Igreja local e, por isso, de grande destaque entre as pautas.
A assembleia:
A assembleia tem como objetivos partilhar e avaliar as atividades do ultimo quadriênio com maior atenção para o último biênio 2018-2019. Estudar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil, 2019- 2023(DGAE) e ainda sugerir indicações de prioridade e celebrar o Ano Missionário Arquidiocesano 2020. São 142 delegados presentes no auditório entre Bispos, padres, religiosos(as), diáconos permanentes, seminaristas ( ano de Teologia), representantes leigos de cada paróquia, coordenadores de comissões pastorais, ministério, movimentos e serviços.
Primeiro dia
O primeiro dia de trabalho iniciou com o credenciamento feito pela Pastoral do Dízimo Arquidiocesana, seguida pela oração inicial foi conduzida pela equipe de liturgia arquidiocesana, esta inspirada pelo encontro de Jesus com a samaritana no poço; encenado por participantes. Na sequência dom José Belisário,arcebispo metropolitano, fez a fala de abertura, e o padre Crizantonio Silva, coordenador arquidiocesano de pastoral, apresentou a metodologia que será usada na assembleia 2019.
Após o lanche previsto para a noite, os segmentos tiveram cinco minutos para partilharem as atividades realizadas neste ano, com seus avanços e desafios.
Atualizações
Dom José Belisário fez um breve relato do Sínodo para a Amazônia, acontecido no mês de outubro, em Roma, cujo tema foi Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral. Em sua fala destacou desde a preparação iniciada em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude, realizada no Rio de Janeiro, a realização e o Documento Final
O primeiro dia encerrou com a partilha sobre os retiros missionários realizados nas foranias, com seus reflexos e frutos já vistos na vida paroquial das comunidades eclesiais.
Após os trabalhos previstos em pauta, a bênção final dada pelo arcebispo marcou o fim das atividades para os participantes.
Kommentare