top of page

Arquidiocese de São Luís do Maranhão realiza a 1ª reunião da Campanha da Fraternidade 2023


(Formação para assessores da Campanha da Fraternidade 2023 | Fotos: Ascom Arquidiocese de São Luís do Maranhão)

Aconteceu na noite dessa segunda-feira (26), a primeira reunião da Campanha da Fraternidade 2023 (CF) voltada para os assessores da CF da Arquidiocese. Nesse ano, a Campanha traz como tema “Fraternidade e fome”, e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14, 16), e aconteceu na Igreja matriz da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, Centro, com formação ministrada pelo padre Jadson Borba, coordenador arquidiocesano da Ação Evangelizadora Missionária.


Entre os assessores estavam presentes representantes de diversas paróquias da Arquidiocese, que deverão auxiliar o desenvolvimento da CF2023 nas dez Foranias existentes.


O objetivo da formação foi apresentar, em nível arquidiocesano, a proposta da Campanha da Fraternidade do próximo ano, a metodologia, a proposta, e sobretudo, pensar de modo coletivo sobre como deverá ser conduzida a CF, quais equipes, trabalhos e cronograma que deverá ser seguido.

(Imagem de divulgação)

Durante a formação, padre Jadson Borba, assessor da formação e coordenador da CF2023, explicou o tema, abordou o contexto bíblico em que se encontra a proposta de reflexão da Campanha desse ano, pontuando situações da realidade comum em nossas paróquias, como o empenho de comunidades em construções, aquisições de bens para a Igreja, em detrimento da ajuda aos mais necessitados.


"Temos que entender que a riqueza da Igreja são as pessoas", enfatizou padre Jadson, durante sua fala. Enfatizando a importância de se olhar o outro no cotidiano das ações pastorais, preocupando-se mais com os que estão às margens sociais e econômica.


Próximos passos da CF2023 na Arquidiocese


A abertura da CF será no dia 25 de fevereiro, ainda com local a definir, e até lá, a proposta é que se façam ainda mais duas formações antes da abertura oficial da Campanha da Fraternidade, datas que deverão ser divulgadas nos meios digitais e de mídias da Arquidiocese.


Deverá ser encaminhado às paróquias um checklist com indicação de material essencial para que as formações ocorram de modo a oferecer aos participantes condições de aproveitamento nas formações (recursos didáticos necessários, espaços, equipe necessária, funções importantes etc.).


*Mais fotos da reunião veja em nossas mídias digitais.

Commenti


bottom of page