top of page

Arquidiocese de São Luís do Maranhão promove palestra sobre Patrimônio Histórico e Cultural

(Dom Gilberto Pastana, João Carlos Nara Júnior e participantes da palestra sobre Patrimônio Histórico Cultural | Foto: Ascom ArquiSLZ)

Na manhã desta sexta-feira (28), no Auditório Dom Geraldo Dantas, Cúria Metropolitana de São Luís, aconteceu a palestra “Patrimônio Histórico Cultural na Igreja Católica: importância, cenário e gestão”, ministrada pelo arquiteto, urbanista, historiador e arqueólogo, o carioca João Carlos Nara Júnior.


A palestra teve o objetivo de falar sobre a relevância do tema e identificar profissionais e pessoas interessadas em trabalhar com o Patrimônio Histórico e Cultural na Arquidiocese de São Luís do Maranhão. Assim como a formação de uma rede de profissionais, estudantes e pesquisadores sobre o tema.

Participaram do momento o ecônomo da arquidiocese, Luca Bianucci, Fabiana Damoso, responsável pelo setor de patrimônio, Simone Sá, do Economato e padre José Ribamar Garcia, responsável pelos arquivos da Arquidiocese.


Também esteve presente o cura da Catedral, padre Roney Carvalho, colaboradores da Igreja da Sé e padre Rodrigo Gutemberg, pároco da paróquia Nossa Senhora da Luz, que possui igrejas trecentenárias sobre sua administração.

(Com João Carlos Nara Jr., Reginaldo Magalhães, coordenador regional da Pastoral de animação litúrgica)

Reginaldo Magalhães, coordenador da Pastoral de Animação Litúrgica do Regional Nordeste 5, da Conferência Nacional dos Bispo a do Brasil (CNBB), também da participou da palestra, além de arquitetos, restauradores, colaboradores de Igrejas tombadas como patrimônio. Foi o caso de Maria Iraci Monteiro, curadora do Museu dos Capuchinhos, que participou do encontro com sua sócia no Ateliê de restauro e construção de imagens de santos.


Iraci Soares, cura do museu dos capuchinhos)

Para Maria Iraci Soares, curadora do Museu dos capuchinhos, o dia foi importante e agradável e com enriquecedores:


“Uma manhã muito agradável, com conteúdo rico em pertencimento. Precisamos de mais evento para fortalecer o seguimento de bens culturais de nossa Igreja e patrimônio cultural local”.


Dom Gilberto Pastana esteve com os participantes e ministrou uma benção sobre todos, rogando que surjam muitos frutos da iniciativa.


(Dom Gilberto Pastana e João Carlos Nara Jr.)

Comments


bottom of page