top of page

Arquidiocese de São Luís do Maranhão participa do V Encontro da Igreja Católica na Amazônia e de reunião do Ceama em Manaus (AM)



Texto: Com informações da Repam


A Arquidiocese de São luís do Maranhão estará presente em dois eventos importantes para a Igreja Católica do Brasil e do mundo, de modo especial, para os países situados na região amazônica: o V Encontro da Igreja Católica na Amazônia, que acontecerá de 19 a 22 de agosto e a 2ª reunião presencial da Conferência Eclesial da Amazônia (Ceama), de 23 a 26 de agosto, ambas em Manaus (AM). Os dois eventos devem reunir lideranças católicas de diversas instâncias envolvidas com as causas da evangelização nesta região.


O primeiro encontro tem a organização da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia (Cea) e pela Rede Eclesipal Pan-amazônica, Repam e traz como tema "A Igreja qeu se fez carne, alarga sua tenda na Amazônia: Memória e Esperança". Já o segundo, A reunião do Ceama, organizado pela própria Conferência e tem como tema: "Cristo aponta para a Amazônia: comunhão, missão e participação" e o lema "Fazei o que Ele vos disser" (Jo 2,5).


Ambos terão a participação de dom Gilberto Pastana, arcebispo de São luís do Maranhão, presidente do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e presidente da Conferência Episcopal Especial para a Amazônia. Padre Jadson Borba e Silva, coordenador da Ação Evangelizadora Missionária da Arquidiocese de São Luís do Maranhão, também participará dos dois eventos.


(Padre Jadson Borba e Silva, coordenador Ação Evangelizadora Missionária | Foto: Ascom ArquiSLZ)

Padre Jadson esteve no IV Encontro da Igreja Católica na Amazônia (2022), que aconteceu em Santarém (PA). O evento fez memória aos 50 anos do documento de Santarém (1972), considerado um divisor de águas para a Igreja Católica no Brasil. Precedendo historicamente momentos como o próprio Sínodo para a Amazônia (2019), realizado pelo Papa Francisco.


Ao se referir à importância do encontro para a ação evangelizadora missionária da Igreja no Brasil, padre Jadson lembrou que: "a Ceama está hoje para os países da região amazônica em posição semelhante ao que o Conselho Episcopal da Latino-Amaericano e Caribenho (Celam) representa para a América Latina", explicou o presbítero ao pontuar a relevância deste momento para a Igreja no Brasil.


Para a reunião da Ceama, além do Brasil, país anfitrião do evento, devem participar igrejas locais como a da Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Velezuela e Amazônia Francesa.



Quanto ao V Encontro da Igreja Católica na Amazônia, no release distribuído pela Repam, a assessoria informou que os bispos, religiosos e lideranças presentes, "revisarão o caminho sinodal da Igreja na Amazônia e fortalecerão o processo", além disso, "aproveitarão também a ocasião para refletir sobre as realidades locais, identificar prioridades e enfrentar os desafios da região".


(Dom Gilberto Pastana, presidente da Comissão Episcopal especial para a Amazônia | Foto: CNBB)

Em entrevista à rede, dom Gilberto reforçou:


"O objetivo nesse quinto encontro da Igreja na Amazônia é dar continuidade às conclusões do encontro de 2022, em Santarém, ou seja, todo o projeto que foi elaborado. A ideia é ver os avanços, as dificuldades e os desafios...nesse encontro nós nos debruçaremos em tudo aquilo que foi feito e a luz, sobretudo, da Querida Amazônia, e a luz desses últimos documentos do Papa, vermos quais são os as os desafios emergentes e o que que nós esperamos que a atuação como Igreja da Amazônia”, concluiu dom Gilberto, presidente da CEA.

Também concedeu fala à Repam a irmã Maria Irene Lopes, assessora da CEA, que explicou a metodolgia de construção do encontro, que foi produzido ao longo dos últimos meses, onde aconteceram reuniõies em todos os regionais que estão no território da Amazônia Legal:

“Para esse encontro foi feito um levantamento com todos os regionais da Amazônia, e a partir desses dados será feita uma socialização, principalmente, a partir do documento de Santarém e do Sínodo da Amazônia, observando também alguns desdobramentos desses dois encontros”.

Para acompanhar a cobertura do encontro, os interessados podem acessar o site e as redes sociais da Repam.


Instagram: @repambrasil




Comments


bottom of page